Seba concedeu entrevista ao A Cidade, onde fez um balanço do último ano de sua atual gestão e projetou a nova que se inicia amanhã
Seba concedeu entrevista ao A Cidade (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Franclin Duarte
fracnlin@acidadevotuporanga.com.br
O ano de 2024 se encerra tendo como um de seus principais marcos a eleição do mês de outubro. Na ocasião, a maioria da população de Votuporanga votou pela reeleição de Jorge Seba (PSD), que inicia a partir de amanhã uma nova gestão frente à Prefeitura.
É de olho nessa perspectiva que o jornal
A Cidade entrevistou o prefeito, que fez um balanço do último ano de sua atual gestão ao mesmo tempo em que aponta as prioridades a serem adotadas a partir do primeiro ano de seu segundo mandato. O chefe do executivo municipal aponta ainda a instabilidade econômica nacional como o principal desafio do ano que se aproxima.
Confira a entrevista em seu inteiro teor:
Como o senhor avalia o desempenho da administração municipal em 2024 e como foi equilibrar a gestão da cidade com a campanha para reeleição?
Foi um ano de muito trabalho e sempre com foco em melhorar a vida das pessoas. Diversas entregas foram realizadas para garantir, por exemplo, mais segurança no trânsito, um asfalto de qualidade, uma saúde com menos tempo de espera e mais vagas na creche. Enfim, mesmo diante das Eleições não paramos, porque o foco sempre foi trabalhar para garantir o desenvolvimento da nossa cidade e a transformação social das pessoas.
Quais foram os maiores desafios enfrentados pela prefeitura em 2024?
Em 2024, teve início a nova lei de licitações, da qual vínhamos nos preparando há alguns anos. Essa preparação nos deu segurança para prosseguirmos, embora em muitas situações a mudança fez que buscássemos novas soluções para dar continuidade nas metas estipuladas. Outro desafio foi a instabilidade econômica nacional, que impactou todos os municípios brasileiros. Por aqui, trabalhamos com foco na gestão responsável dos recursos públicos e na busca pela geração de emprego e renda, mantendo a cidade com saldo positivo, como divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O que considera as principais conquistas do governo neste ano?
Em quatro anos, tivemos mais de 60 obras iniciadas e na sua maioria concluída para a população. Neste ano, por exemplo, entregamos a iluminação da Arena Plínio Marin, a conclusão da transposição da linha férrea na Estrada do 27 e do viaduto da av. República do Líbano, além de iniciar as obras de interligação do bairro São Cosme com o Jardim Universitário e a continuidade do maior programa de recapeamento da história de Votuporanga. Os investimentos realizados na reforma e ampliação de escolas também permitiu que zerássemos a fila de espera por vaga em creche na cidade neste mês de dezembro.
Quais serão as prioridades da nova gestão a partir de 2025?
Continuamos com o foco nas áreas de geração de emprego e renda e social, porque acredito que essas duas áreas são essenciais para garantir qualidade de vida para todos e, por consequência, a felicidade e o orgulho dos 100 mil votuporanguenses em morar aqui.
Que mudanças a população pode esperar em relação ao mandato anterior?
Esta tem sido uma pergunta frequente e muito interessante, porque me permite lembrar a todos que o nosso compromisso é de continuidade do modelo de gestão que deu certo, mas com o olhar ainda mais dedicado para a inovação e que projeta a nossa cidade para as próximas décadas, com muito desenvolvimento de qualidade. Serei o prefeito que ouve, cuida e que ama a nossa cidade e que com coragem e humildade buscará o melhor para Votuporanga.
Existe algum projeto ou obra específica que o senhor pretende concluir ou iniciar no início de 2025?
A nossa expectativa é iniciar o ano com a entrega do Cemei “Profa. Magaly Maguolo Seba”, no bairro Cidade Jardim, e entregar também no primeiro semestre o Cemei “Profa. Célia Aparecida Ribeiro”, no bairro Carobeiras, e ainda este ano a revitalização da av. Emílio Arroyo Hernandes. É nossa meta concluir a interligação dos bairros São Cosme e Jardim Universitário; mais uma obra que era sonhada há décadas e que tiramos do papel. Já para iniciar em 2025, já estamos trabalhando para dar continuidade ao nosso programa de Mobilidade Urbana, com a interligação da av. Jerônimo Figueira da Costa com a estrada vicinal Herbert Vinicius Mequi, através de uma ponte, facilitando a mobilidade do bairro Cidade Jardim e ao novo Conjunto Habitacional da construtora Pacaembu, além de retomar as obras do desassoreamento da Represa Municipal “Prefeito Luiz Garcia De Haro”.
Quais são os principais desafios que o senhor prevê para 2025?
Os desafios são diários e motivadores para que busquemos sempre a solução para fazer mais e melhor para a população. Para 2025, acredito que a instabilidade econômica nacional impactará em nosso dia a dia. Por isso, planejamos um ano com muitas conquistas para a cidade, mas sempre de olho numa gestão que garanta que em nossa cidade o desenvolvimento prossiga e permita os votuporanguenses a encontrar ou criar suas oportunidades.
Que mensagem o senhor gostaria de deixar para os cidadãos de Votuporanga ao final deste ano?
Primeiramente, agradeço a Deus e a cada votuporanguense que confiou pela continuidade do nosso trabalho. Em quatro anos, trabalhamos incansavelmente para fazer a nossa cidade voltar a sorrir. Entregamos em 2024 uma cidade num nível superior à que encontramos em 2021, em todos os aspectos e indicadores, como comprovam estudos publicados por diversos Institutos de Pesquisa do País. Reafirmo o compromisso de fazer como nestes quatro anos, de manter o diálogo do governo com o município, ouvindo os vereadores e vereadoras, lideranças, trabalhadores, empresários e o terceiro setor, pois cada um tem a sua contribuição no intuito de promover aquilo que é melhor para a nossa cidade. Continuaremos com o foco no desenvolvimento econômico e social, inspirando todos os setores a alcançar o desejo comum que faz parte do nosso DNA, que é crescer com qualidade, respeitando o ser humano. Por fim, desejo para todos os votuporanguenses um 2025 próspero, com muita luz, saúde e sabedoria. Que façamos deste ano o melhor das nossas vidas em cada amanhecer. Fiquem todos com Deus.