Dados da Secretaria da Saúde, mostram quase 11.500 casos; papel da população é fundamental no combate à doença
‘Temporada da Dengue’ se aproxima e população de Votuporanga precisa ficar em alerta (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Os meses com mais casos de Dengue no Brasil são janeiro, fevereiro e março. Esses períodos concentram grande parte das ocorrências devido às condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Por isso, é importante que a população fique atenta para combater o problema, já que seu papel é fundamental. Em Votuporanga, foram registrados quase 11.500 casos da doença neste ano e 13 mortes.
Dados da Secretaria Municipal da Saúde apontam 11.416 casos neste ano, e atualmente há 424 ocorrências em investigação. Os meses que registram o maior número de casos de Dengue no Brasil geralmente coincidem com o verão e o início do outono, quando há temperaturas elevadas e maior volume de chuvas. Isso cria condições ideais para a proliferação do Aedes aegypti.
Historicamente, março e abril apresentam os picos de casos em muitas regiões do Brasil. Em janeiro e fevereiro, durante o verão, o aumento das chuvas e do calor favorece a reprodução do mosquito. Já em maio, em algumas regiões, os casos ainda podem ser altos no início do outono, devido à persistência das condições climáticas favoráveis.
A região Sudeste do país, onde Votuporanga está localizada, tende a concentrar os casos entre janeiro e abril. Os dados específicos podem variar anualmente devido a fatores climáticos, iniciativas de combate à Dengue e ciclos do mosquito.
Neste mês, a Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde realizou uma capacitação sobre Dengue para cerca de 150 agentes de saúde de Votuporanga, entre Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. O intuito do treinamento é preparar cada vez mais estes profissionais para que possam atender toda a população cada vez melhor. “O trabalho dos Agentes de Saúde é fundamental para a prevenção e controle da doença, mas devemos ressaltar que a luta contra a Dengue e outras arboviroses mais comuns em ambientes urbanos é um dever de todos”, destaca Ivonete Félix, secretária municipal da Saúde.
Prevenção
A Vigilância Ambiental orienta a população a deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que podem acumular água; limpar calhas; tampar caixas d'água e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais frequentemente com água, bucha e sabão.