Iniciativa da Organização Mundial do AVC conhece os melhores hospitais do mundo destinados ao tratamento do problema
Lideranças políticas, empresariais e do setor de saúde participaram ontem da entrega do prêmio à Santa Casa de Votuporanga (Foto: A Cidade)
Da redação
A Santa Casa de Votuporanga recebeu ontem o “Selo Diamante” do Prêmio WSO Angels, um programa internacional que reconhece os melhores hospitais do mundo destinados no tratamento do AVC (Acidente Vascular Cerebral). O título global é coordenado pela farmacêutica Boehringer Ingelheim (uma das principais do mundo) e tem apoio da Organização Mundial do AVC (World Stroke Organization).
Conhecida como Prêmio Angels, a avaliação é oferecida na América Latina pela Sociedade Iberoamericana de Doenças Cerebrovasculares em colaboração com a Organização Mundial do AVC. A certificação tem diferentes níveis (Ouro, Platina e Diamante) e ocorre trimestralmente, com base nos indicadores das unidades que concorrem ao selo, inseridos na plataforma RES-Q (Registry of Stroke Care Quality), que reúne dados de todos os hospitais que tratam pacientes com AVC.
A Santa Casa de Votuporanga implementou o projeto Angels no início de 2024 e em um ano conseguiu alcançar o maior nível de certificação, que é o diamante. Atualmente, mais de 150 hospitais no Brasil e 8,5 mil ao redor do mundo participam dessa iniciativa e alcançar esse status, em tão pouco tempo, é motivo de orgulho, segundo o provedor do hospital votuporanguense, Amaro Rodero.
“É muito orgulho estar aqui e poder viver isso. Nós estamos aqui para salvar vidas e eu queria fazer um agradecimento especial a toda a nossa equipe que faz isso realmente acontecer. O orgulho pela nossa equipe não cabe em palavras. Este reconhecimento é resultado do trabalho incansável de nossos colaboradores”, disse o provedor.
A entrega do prêmio foi realizada em uma cerimônia que contou também com a presença de lideranças políticas e empresariais, dentre elas o prefeito Jorge Seba (PSD), o vereador Marcos Moreno (PL), representando a Câmara Municipal, e o deputado estadual Danilo Campetti (Republicanos), dentre outros. Durante o ato, o prefeito enalteceu a diretoria da Santa Casa que tem elevado o nome de Votuporanga cada dia mais no setor da saúde.
“É impressionante o que estamos vendo aqui hoje. Vocês, da Santa Casa, nos orgulham muito. Um galardão como esse mostra que nossos índices são incríveis”, disse o prefeito.
Um dos destaques da Santa Casa de Votuporanga para receber o reconhecimento é a velocidade no atendimento ao paciente. O AVC é uma doença tempo-dependente, ou seja, quanto mais demorar para ser tratada, pior o quadro de saúde do paciente.
O protocolo do Projeto Angels estipula que o tempo ideal para completar o atendimento deve ser de até 60 minutos após a chegada ao hospital. A Santa Casa, no entanto, superou essa meta, alcançando uma média de apenas 53 minutos.
“Nossa conquista no nível Diamante, o mais alto da premiação, reflete a superação de 95% dos critérios exigidos. Isso só foi possível graças ao treinamento intenso e à dedicação de toda a equipe”, afirma o Dr. João Ricardo Leão, coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa.
Neurocirurgia
Um outro passo para elevar ainda mais a qualidade neste tipo de tratamento e em outros casos é a neurocirurgia. Este, aliás, foi o motivo da participação do deputado Danilo Campetti no evento. Ele foi o responsável pela destinação de recursos da ordem de R$ 1 milhão para a Santa Casa custear o processo de implantação da especialidade.
“Como é bom saber que aqui a gente pode investir as emendas, pois os recursos vão realmente chegar na população. Quero parabenizar a Santa Casa de Votuporanga e dizer para que não tenham medo de investir, contem comigo, pois nós vamos abraçar e assim será na neurocirurgia a partir de fevereiro. Continuem contando comigo, pois vai dar certo e vocês ainda vão salvar muitas vidas”, concluiu.