A estratégia desenvolvida pela Fiocruz será instalada em alguns domicílios e terá o monitoramento realizado pelos agentes de saúde
A estratégia desenvolvida pela Fiocruz será instalada em alguns domicílios e terá o monitoramento realizado pelos agentes de saúde (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da reação
A Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou ontem a instalação das EDLs (Estações Disseminadoras de Larvicidas). Trata-se de um projeto da Fiocruz, que funciona como uma espécie de “Cavalo de Troia”, onde o próprio mosquito Aedes aegypti será o responsável pela disseminação de inseticidas contra suas larvas em criadouros espalhados pela cidade.
As EDLs funcionam como uma espécie de “armadilha”, que atrai as fêmeas do Aedes aegypti para colocar ovos e ao pousar elas se impregnam com o larvicida presente nas estações. Essas fêmeas, impregnadas com larvicida, ao visitarem outros criadouros acabam contaminando outros recipientes com o inseticida, o que impede o desenvolvimento das larvas e pupas, reduzindo a infestação e, por conseguinte, o avanço da doença.
A iniciativa é mais uma das medidas de enfrentamento à Dengue. Inicialmente, as armadilhas serão instaladas em alguns domicílios na zona Norte do município. A estratégia já foi testada e aprovada com resultados comprovados em 14 cidades brasileiras, de diferentes regiões do país.
Na região, apenas Votuporanga, São José do Rio Preto e Catanduva receberam a tecnologia. A estratégia desenvolvida pela Fiocruz instalada em alguns domicílios terá monitoramento realizado pelos agentes de combate às endemias.
A orientação da Vigilância Ambiental é de que os moradores aceitem sempre a visita dos agentes e colaborem permitindo a instalação da ferramenta em suas residências.
“Todo e qualquer procedimento realizado por nossa equipe é seguro e eficaz. Mais uma vez, precisamos da colaboração dos moradores. A ferramenta foi testada por profissionais a nível nacional e, certamente, virá para nos agregar”, comenta a secretária da Saúde, Ivonete Félix.
Informe Dengue
A Dengue registra um óbito em Votuporanga no início deste ano, o que aumenta o alerta para que cada um assuma sua responsabilidade e desempenhe o seu papel contra a doença. Dados divulgados pela Secretaria da Saúde de Votuporanga ontem, contabilizam 1.824 casos positivos e outros 1.154 estão em investigação.