Em Votuporanga, já foi registrada uma morte por conta da Dengue neste ano; mutirão será no bairro Colinas
Com mais de 1.600 casos positivos, Votuporanga terá mutirão contra a Dengue hoje (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A situação da Dengue segue preocupante em Votuporanga. São mais de 1.600 casos neste ano. Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal da Saúde realiza hoje, no Colinas, mais um mutirão.
Na ação de hoje, os Agentes de Saúde percorrerão, das 7h às 13h, áreas de abrangência do Consultório Municipal Douto Joel Pereira dos Santos, localizado na rua Humberto Correia Bonetti, 3.201, no Jardim Canaã.
De acordo com a Secretaria, o mutirão consiste em fortalecer as demais medidas que vêm sendo adotadas com o objetivo principal de eliminação do mosquito transmissor das arboviroses que, além da Dengue, incluem também Zika e Chikungunya. A Vigilância Ambiental reforça ainda a importância da população em receber os agentes em suas casas, sempre identificados com crachá e uniforme.
Em Votuporanga, já foi registrada uma morte por conta da Dengue neste ano. Isso, conforme a Secretaria, aumenta o alerta para que cada um assuma sua responsabilidade e desempenhe o seu papel contra a doença. Segundo boletim da Secretaria da Saúde, atualmente são 1.662 casos positivos e outros 1.248 em investigação. O Boletim Epidemiológico pode ser consultado em tempo real no site da Prefeitura (votuporanga.sp.gov.br), também disponível no aplicativo "Conecta Votuporanga".
Nebulização veicular
O combate à Dengue segue também com o trabalho de nebulização veicular que a Vigilância Ambiental realizará no bairro, das 18h às 22h, na próxima segunda-feira (17), terça-feira (18) e quarta-feira (19).
Antes da ação ser realizada, a população recebe, através do carro de som que transita pelas ruas do bairro, instruções como deixar portas e janelas abertas para que a névoa (fumaça) entre e a ação seja eficaz. Outra orientação que os agentes passam aos moradores é para que protejam frutas e alimentos, comedouros e bebedouros de animais de estimação e gaiolas de pássaros.
No domingo (16), equipes também estarão realizando nebulização costal casa a casa, das 7h às 12h, em regiões com maior adensamento de casos da doença.
Prevenção
A Vigilância Ambiental orienta a população a deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que podem acumular água; limpar calhas; tampar caixas d'água e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais frequentemente com água, bucha e sabão.