Cidade

Ansiedade, depressão e outros transtornos mentais causam o afastamento de 399 servidores municipais de Votuporanga 

O Brasil passa por uma verdadeira crise de saúde mental, e em Votuporanga quase 400 servidores foram afastados
publicado em 16/04/2025
A Prefeitura de Votuporanga realiza o acompanhamento dos servidores desde o momento do afastamento, por meio do trabalho da assistente social  (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo)

A Prefeitura de Votuporanga realiza o acompanhamento dos servidores desde o momento do afastamento, por meio do trabalho da assistente social (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo)

Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br

Números do Ministério da Previdência Social relevam que o Brasil passa por uma verdadeira crise de saúde mental, o que impacta na vida de trabalhadores, empresas e nas prefeituras. Somente no ano passado, 399 servidores da Prefeitura de Votuporanga foram afastados por transtornos mentais e comportamentais, conforme dados do Poder Executivo Municipal apurados pela reportagem do jornal A Cidade.

Em todo o ano passado, 1.877 servidores públicos municipais apresentaram atestado por problemas de saúde de uma forma geral. A Prefeitura explicou que o sistema computa o total de atestados, mesmo que eles sejam de algumas horas, quando, por exemplo, o servidor vai a médico e volta no mesmo dia.

Perguntada sobre como funciona o serviço de atendimento de saúde mental para os trabalhadores da Administração Municipal, a Prefeitura respondeu que realiza o acompanhamento dos servidores desde o momento do afastamento, por meio do trabalho da assistente social. “O objetivo é identificar as causas que levaram ao afastamento, compreender a situação em que o servidor se encontra e analisar o ambiente de trabalho ao qual ele está inserido. A partir desse diagnóstico, são buscadas alternativas como o reaproveitamento na função original ou, quando necessário, a readaptação a uma nova atividade, sempre com foco em promover alívio e bem-estar mental”, explicou o Poder Executivo.

Quando a situação exige um cuidado mais especializado, o servidor é encaminhado ao sistema público de saúde de Votuporanga, sendo atendido pelo Caps (Centro de Atenção Psicossocial), onde poderá receber acompanhamento adequado e, se necessário, atendimento de urgência.

A Prefeitura apontou ainda que, desde janeiro deste ano, tem demonstrado uma preocupação constante com a saúde mental dos servidores, desenvolvendo ações específicas para esse fim. Logo no início de 2025, foi realizada a campanha “Janeiro Branco”, com palestras e atividades voltadas à conscientização sobre saúde mental, abordando cuidados e formas de prevenção de doenças relacionadas ao estresse, como ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

As ações foram conduzidas pelo coordenador da Rede de Saúde Mental do município, dr. Reinaldo Antonio de Carvalho. Em fevereiro, as ações se voltaram à conscientização sobre doenças cardiovasculares. Já nos meses de março e abril, o foco tem sido a orientação sobre as pronto-consultas, reforçando a importância do acompanhamento preventivo da saúde para evitar que pequenas questões se tornem problemas graves.

Atualmente, a Prefeitura também está atendendo às diretrizes da NR-1 (Norma Regulamentadora nº 1) do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata das normas de segurança no trabalho e saúde mental. Como parte dessas ações, foi iniciado um trabalho de acompanhamento dos servidores por meio de uma pesquisa sobre o clima organizacional. “O objetivo é compreender como se dão as relações interpessoais dentro do ambiente de trabalho”, apontou.

Assistência
Desde maio de 2024, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social conta com uma assistente social que atua na promoção de um ambiente saudável, abordando temas como convivência no trabalho, influências externas na saúde ocupacional e estratégias para o enfrentamento de situações que impactam o bem-estar dos servidores.

As ações de desenvolvimento organizacional tiveram início com um projeto-piloto realizado entre 2022 e 2023, dentro da própria Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Em 2024, o projeto passou a ser aplicado em maior escala, iniciando pela Administração. Em 2025, a iniciativa foi ampliada para todas as secretarias do município.

Lei
Em 2023, foi criada a Lei nº 508, que instituiu o Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho, inexistente até então no município. Em agosto de 2024, o Ministério do Trabalho manifestou preocupação com o número crescente de afastamentos por CID (Classificação Internacional de Doenças) relacionados à saúde mental no âmbito federal. Entretanto, desde 2023, a Prefeitura de Votuporanga já vinha se antecipando, implementando ferramentas e ações com o objetivo de reduzir esses índices e mitigar situações que geram desconforto, promovendo um clima organizacional mais saudável.

“Além disso, têm sido oferecidas alternativas como a realocação de funções, criação de novas frentes de trabalho e processos de readaptação, sempre priorizando a qualidade de vida do servidor”, concluiu a Prefeitura.
© 2025 - www.acidadevotuporanga.com.br - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por GD Virtual
carregando