Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/04/entre-polemicas-e-conquistas-jorge-seba-completa-100-dias-de-seu-segundo-governo-n83569 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Entre polêmicas e conquistas, Jorge Seba completa 100 dias de seu segundo governo
Prefeito concedeu uma entrevista exclusiva ao A Cidade, onde apresentou um balanço do trabalho e falou de medidas impopulares
O prefeito Jorge Seba (PSD) completa hoje exatos 100 dias de governo de seu segundo mandato. O período, uma tradição amplamente reconhecida na política, adotada como um marco simbólico de avaliação dos gestores públicos, foi analisado pelo próprio chefe do Executivo Municipal, em uma entrevista exclusiva ao A Cidade.
Seba traçou um panorama das ações já executadas, apontou as dificuldades econômicas do país como principal desafio do período e comentou as polêmicas que marcaram o início de sua nova gestão, como a criação da Secretaria de Bem-Estar Animal, o reajuste do funcionalismo público e a autorização de um empréstimo para renovação da frota.
O prefeito defendeu que medidas impopulares, embora controversas, são necessárias para garantir a responsabilidade fiscal e a melhoria dos serviços prestados à população. Ele também destacou o aprendizado do primeiro mandato, especialmente no enfrentamento da pandemia, e reforçou o compromisso com áreas prioritárias como saúde, educação, assistência social e desenvolvimento econômico.
Ao projetar os próximos meses, Seba revelou as obras que pretende entregar ainda este ano e afirmou que o foco da gestão está voltado para preparar Votuporanga para um futuro com mais oportunidades, qualidade de vida e crescimento sustentável. Acompanhe:
Qual é o balanço que o senhor faz dos primeiros 100 dias de seu novo governo? Acredita que acertou mais do que errou? Acredito que a experiência adquirida nos quatro anos do primeiro governo nos conduz a acertar mais do que errar. Tenho meu coração pleno de gratidão e de responsabilidade em poder continuar o trabalho que iniciamos em 2021, de forma ainda mais madura e com novos planos para deixar Votuporanga no caminho da prosperidade.
Na sua visão, qual foi o principal diferencial dos 100 primeiros dias de seu primeiro e agora do segundo mandato? Sem dúvida, foi o cenário de pandemia que enfrentamos no primeiro governo e que mobilizou toda a nossa estrutura para o enfrentamento de uma doença que ceifou muitas vidas e transformou a nossa maneira de pensar. Agora, com toda a experiência vivida nestes primeiros quatro anos, temos a felicidade de podermos avançar em outras áreas, preparando a cidade para um futuro cheio de oportunidades.
Quais foram os maiores desafios deste início de segundo mandato? Estamos vivendo um momento bastante complicado no cenário econômico, não só internamente, no Brasil, como mundialmente. E essa sensação de insegurança econômica reflete nos municípios. Estamos passando por sucessivas quedas de arrecadação que obrigam nossas equipes a fazer cada vez mais com menos. Este, sem dúvida, é o nosso principal desafio, continuar entregando serviços públicos de qualidade com menos recursos e a cidade crescendo a cada ano.
Seu novo governo encarou algumas polêmicas com a Câmara nestes 100 dias, como foi no caso da criação da nova secretaria de Bem-Estar Animal e alguns cargos na Prefeitura. O senhor esperava toda essa repercussão? A nova secretaria trouxe o resultado que o senhor esperava? Todo gestor precisa trabalhar com números e cuidar disso com muita responsabilidade. Infelizmente, algumas medidas não são tão populares e geram discussões, mas estamos sempre abertos ao diálogo e acredito que é por conta disso que conseguimos avançar. A criação da nova Secretaria se fez necessária para fortalecer uma área que até então não tinha uma estrutura necessária para fazer frente à crescente demanda por atendimentos, como era o caso da política de proteção dos animais.
Depois da votação dos cargos, houve muita discussão também em relação ao dissídio dos servidores e mais recente o empréstimo de R$ 13 milhões para renovação da frota. Como o senhor avalia tudo isso? Como expliquei anteriormente, algumas medidas menos populares também são necessárias para se governar com responsabilidade. A nova lei de estrutura administrativa, em sua maior parte, valorizou servidores de carreira, concursados, que passaram a exercer funções de confiança e chefia, e apenas sete cargos de assessoria foram criados para melhorar a estruturação de algumas Secretarias. No caso da renovação da frota, é uma ação necessária, já que há pelo menos 15 anos não se compra veículos novos e a manutenção tem tornado o processo mais caro, sendo preciso esse olhar de gestão. Desta maneira, volto a dizer, que através deste canal de diálogo aberto conseguimos trabalhar para melhorar a cada dia os serviços prestados pela Prefeitura ao cidadão votuporanguense.
Como tem sido a relação do senhor com a Câmara nestes primeiros 100 dias, principalmente depois das polêmicas? Entendo que a Câmara Municipal passou por uma renovação. A relação Executivo e Legislativo segue muito positiva e produtiva, com debates necessários para aperfeiçoarmos as medidas, respeito e, como sempre, o diálogo.
Passado esse marco dos 100 dias, quais são as prioridades de seu governo para os próximos meses? Nossas áreas prioritárias continuam sendo a social, saúde, educação e também a economia.
Quais obras o senhor pretende entregar ainda neste ano? Na área de Mobilidade Urbana, destaco a interligação dos bairros São Cosme com o Jardim Universitário como parte do anel viário que iniciamos com a interligação das Av. Prefeito Mário Pozzobon e Sebastião Vaz de Oliveira. Outra obra que vai impactar é a conclusão da revitalização da principal artéria de Votuporanga, a Av. Emílio Arroyo Hernandes, um cartão postal que vai transformar a região norte, ali teremos mais vagas de estacionamento, com segurança, acessibilidade e mobiliário urbano moderno. Também devemos lembrar da cobertura de 6 mil m² do Centro de Eventos “Helder Henrique Galera”, um dos maiores do Estado, que em maio receberá o “Votu International Rodeo”, que movimentará ainda mais o turismo de eventos e a economia da cidade.
Na Educação, teremos a entrega de mais uma escola de educação infantil, no bairro Carobeiras, para atender a demanda de crianças de 0 a 5 anos. Lembrando que já entregamos o Cemei "Profª Magaly Maguollo Seba" no início deste ano.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/04/entre-polemicas-e-conquistas-jorge-seba-completa-100-dias-de-seu-segundo-governo-n83569
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco