Cidade
Evento do Idav marca Abril Marrom com palestra e experiência sensorial sobre deficiência visual em Votuporanga
A ação, realizada na sede do instituto, reuniu autoridades, convidados e a comunidade para um momento de informação, reflexão e empatia
publicado em 24/04/2025
Evento ontem no Idav reuniu a comunidade para debater o Abril Marrom, mês de prevenção e combate à cegueira (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
O Idav (Instituto do Deficiente Audiovisual de Votuporanga) promoveu ontem um evento em alusão ao “Abril Marrom,” mês dedicado à conscientização e combate à cegueira. A ação, realizada na sede do instituto, reuniu autoridades, convidados e a comunidade para um momento de informação, reflexão e empatia.
A programação teve como destaque uma palestra da médica oftalmologista Francine Thaise Brunca Paschoalhão, que abordou as principais doenças que levam à cegueira, como o glaucoma, a catarata e a retinopatia diabética. A médica ressaltou a importância do diagnóstico precoce e da adoção de hábitos saudáveis para preservar a saúde ocular.
“Grande parte das doenças que causam a cegueira são evitáveis ou tratáveis se descobertas a tempo. A informação é uma das nossas maiores ferramentas na luta contra a perda visual. Hoje as pessoas têm o hábito de procurar o oftalmologista só quando precisam de óculos ou quando percebem um problema de visão, mas o ideal e procurar o especialista pelo menos uma vez por ano, para que não chegue lá na frente, a gente nem tem mais tratamento para aquilo”, destacou Francine em entrevista ao A Cidade.
A médica explicou ainda que uma das principais causas de cegueira irreversível ainda é o glaucoma, por ser uma doença silenciosa e que só dá sinais quando o caso já é grave. “Por isso a prevenção é tão importante. Passando anualmente pelo médico é possível detectar a doença ainda no início e implementar o tratamento imediatamente”, completou.
O evento também contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Meire Azevedo, da primeira-dama do município, Rose Seba, e dos diretores do Idav, que reforçaram a importância de ações como essa para promover a inclusão e a sensibilização da sociedade.
“O Fundo Social é parceiro da Idav, e hoje nós estamos aqui para falar sobre o Abril Marrom, que é uma campanha muito importante para a prevenção da cegueira. Toda a ação que busque conscientizar a nossa população sobre os cuidados com a saúde precisa ser apoiada e enaltecida. Iniciativas como essa fazem a diferença na vida das pessoas, pois deixam claro que a prevenção é o melhor caminho”, disse a primeira-dama.
Experiência
Um dos momentos mais marcantes foi a vivência proposta na sala sensorial. Todos os participantes foram convidados a vendar os olhos e entrar descalços em um espaço escuro, repleto de obstáculos que simulam os desafios enfrentados diariamente por pessoas com deficiência visual. A experiência provocou reflexões sobre acessibilidade, empatia e respeito.
Para os organizadores, o objetivo principal foi alcançado: provocar uma mudança de olhar sobre as pessoas com deficiência visual. “É fundamental que a sociedade compreenda os desafios que as 40 pessoas que atendemos aqui enfrentam diariamente. Quando há empatia, há transformação”, finalizou José Rubens, presidente do Idav.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/04/evento-do-idav-marca-abril-marrom-com-palestra-e-experiencia-sensorial-sobre-deficiencia-visual-em-votuporanga-n83739