Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/04/secretaria-da-educacao-autoriza-a-abertura-de-um-colegio-catolico-em-votuporanga-n83434 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Secretaria da Educação autoriza a abertura de um ‘colégio católico’ em Votuporanga
Escola, que surgiu a partir de um grupo de fiéis da Paróquia Senhor Bom Jesus, teve ontem o seu primeiro dia de aula na cidade
Votuporanga agora tem um Colégio Confessional Católico; instituição fica na rua Minas Gerais, 3192, no Santa Elisa (Foto: A Cidade)
Da redação A secretaria municipal de Educação de Votuporanga autorizou, por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Município, o funcionamento do Colégio Jesus, Maria e José, um Colégio Confessional Católico, no município. A instituição, que irá mesclar uma metodologia de ensino pautada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) com os princípios e valores cristãos católicos, teve ontem o seu primeiro dia de aula.
O novo colégio, que não possui fins lucrativos, nasceu da união de um grupo de fiéis da Paróquia Senhor Bom Jesus, do bairro Chácara das Paineiras, que discutia a necessidade de se ter um projeto voltado para a educação, mas que envolvesse a religiosidade e os valores da fé católica. Esse desejo foi levado ao padre Márcio Tadeu, que indicou outras pessoas com os mesmos ideais, inclusive ele, dando início à associação mantenedora do colégio.
Essa associação, batizada de Instituto de Ensino Nossa Senhora da Esperança de Votuporanga, é presidida pela professora Selma Daniela Bonfim Silva. Em entrevista ao A Cidade, a educadora contou que antes de tirarem a iniciativa do papel, foram realizadas várias visitas em colégios católicos, como o Maria Peregrina, de Rio Preto, o Querigma de São Carlos, o Magnífica de Divinópolis/MG e a principal inspiração do grupo, que foi o Colégio Regina Caeli, de Jaú.
“É uma escola sem fins lucrativos, então montamos uma associação de leigos da igreja católica para estruturar um lugar onde tivéssemos uma educação de qualidade, mas também envolvendo toda a questão de valores e de elevar mesmo as crianças a esse pensamento religioso e num caminho de fé”, contou.
Para a estruturação do colégio, a associação recebeu da Prefeitura a doação do prédio do antigo Tiro de Guerra, na rua Padre Izidoro Cordeiro Paranhos, porém, a princípio, o grupo levantou os custos e não foi possível realizar a reforma do local já para este primeiro ano de funcionamento. Dessa forma, foi alugado um prédio na rua Minas Gerais, onde as atividades foram iniciadas com turmas de educação infantil (4 e 5 anos), para posteriormente angariar recursos para a reforma e ampliar o atendimento também para o ensino fundamental.
“Desde que começamos a lançar a ideia e montamos a associação, sempre trabalhamos com doações, então tudo o que fizemos até agora, inclusive o prédio que hoje está alugado, foi de doações de pessoas e empresas que aderiram à ideia e estão colaborando para montar esse colégio. Assim que conseguirmos reformar o prédio do Tiro de Guerra vamos ampliar para o fundamental e assim gradativamente, inclusive acompanhando o desenvolvimento escolar das crianças que forem entrando ”, completou a presidente.
As matriculas para o colégio já estão abertas e por ser uma instituição sem fins lucrativos possui um custo bem inferior ao de escolas particulares já instaladas no município. A princípio, todos que trabalham no colégio são voluntários e as mensalidades possuem um valor social apenas para bancar os custos de funcionamento.
“Queremos agradecer primeiro a abertura que o nosso Bispo, Dom Moacir, nos deu fez reuniões, nos recebeu e está aguardando a gente começar para poder nos dar as orientações com relação ao clero. Queremos agradecer também a sociedade em geral que está nos ajudando, muitas empresas e pessoas que nos apoiaram nesse ideal, tanto que o próprio aluguel de onde estamos agora é pago com as doações, então, em primeiro lugar, vem o agradecimento a todos que compraram essa ideia junto com a gente”, concluiu Selma.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/04/secretaria-da-educacao-autoriza-a-abertura-de-um-colegio-catolico-em-votuporanga-n83434
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco