Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/04/tradicao-votuporanga-tera-encenacao-da-paixao-de-cristo-na-concha-acustica-nesta-sexta-n83665 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Tradição: Votuporanga terá encenação da ‘Paixão de Cristo’ na Concha Acústica nesta sexta
Evento tradicional da fé católica na cidade será promovido pela Catedral Nossa Senhora Aparecida e Paróquia São Bento
A encenação da Paixão de Cristo, assim como no ano passado, será realizada na Concha Acústica amanhã (Foto: Diocese de Votuporanga)
Franclin Duarte franclin@acidadevotuporanga.com.br A Concha Acústica de Votuporanga será palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa: a encenação da Paixão de Cristo. O evento, promovido pela Catedral Nossa Senhora Aparecida e Paróquia São Bento, terá início às 19h30 e promete emocionar o público com uma representação viva dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo.
A apresentação, que já é uma tradição no município, contará com diversas cenas da vida de Jesus, desde passagens de sua vida pública até a prisão, julgamento, caminho do calvário, crucificação, morte e ressurreição. A novidade deste ano será a inclusão de trechos inspirados na Campanha da Fraternidade 2025, que traz como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema bíblico “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
A montagem da encenação, segundo o ex-vereador Marcelo Coienca, que é um dos coordenadores do grupo que organiza a apresentação todos os anos, envolve mais de 80 voluntários da comunidade, incluindo atores amadores, músicos, cenógrafos e técnicos de iluminação e som.
Assim como em anos anteriores, a expectativa é reunir um grande número de fiéis e visitantes no centro da cidade, como aconteceu no ano passado, quando a encenação mobilizou centenas de pessoas e percorreu também as ruas próximas à Concha Acústica, promovendo um verdadeiro mergulho espiritual e cultural na história da salvação cristã.
“É uma emoção muito grande poder estar organizando a encenação mais um ano ao lado de toda a nossa equipe, uma tradição que já existe há mais de 40 anos, desde o antigo estádio Plínio Marin, porque ali temos a responsabilidade e o comprometimento com a missão de evangelizar”, contou Coienca.
Além de sua dimensão religiosa, o evento é também uma importante manifestação cultural, que valoriza o trabalho em comunidade e a expressão artística da fé. Segundo Coienca, a encenação é fruto de meses de preparação e ensaios, com o intuito de proporcionar uma experiência tocante, que leve à reflexão e ao fortalecimento da espiritualidade.
“Toda a produção começou em outubro do ano passado e amanhã (hoje) vamos realizar mais um ensaio e na sexta, já com toda a estrutura, vamos realizar o último ensaio, com a demarcação de todos os pontos, onde vai ficar a cruz e cada ator, enfim, vai ser lindo. Aproveito a oportunidade já para convidar toda a população, é um evento católico, mas Deus é único, então toda a população está convidada”, concluiu.
Assim como no ano passado, Jesus Cristo será interpretado, pelo cantor votuporanguense Alexandre Viola.
Tradição A tradição da encenação da “Paixão de Cristo” em Votuporanga já perdura há mais de 45 anos. As primeiras apresentações aconteceram ainda no antigo estádio Plínio Marin, por iniciativa do saudoso professor de artes Geraldo Alves Machado, que inclusive dá nome à Concha Acústica, onde a encenação é realizada desde 2010.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/04/tradicao-votuporanga-tera-encenacao-da-paixao-de-cristo-na-concha-acustica-nesta-sexta-n83665
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco