Cidade
Vereador pede a criação de ‘Casa de Apoio’ para acompanhantes e pacientes do AME de Votuporanga
A iniciativa é inspirada nas casas de apoio já existentes em Barretos, por exemplo, que acolhem centenas de pessoas diariamente
publicado em 30/04/2025
O vereador Ricardo Bozo apresentou na Câmara um pedido para instalação de uma Casa de Apoio a pacientes do AME (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
O vereador Ricardo Bozo (Republicanos) apresentou, durante a sessão ordinária de anteontem, uma indicação onde solicita a instalação de uma ‘Casa de Apoio Intermunicipal’, destinada a acompanhantes e pacientes que buscam atendimento no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em Votuporanga. A iniciativa é inspirada nas casas de apoio já existentes em Barretos, por exemplo, que acolhem centenas de pessoas diariamente.
A medida, segundo Bozo, busca dar um pouco mais de dignidade às pessoas de municípios vizinhos que são atendidas na cidade todos os dias e não têm onde ficar enquanto aguardam a consulta ou o transporte de volta para casa.
“A criação de uma Casa de Apoio Intermunicipal é uma medida imprescindível para garantir acolhimento digno a pacientes oriundos de municípios circunvizinhos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, física ou emocional. Inspirada em experiências exitosas como as casas de apoio em Barretos, esta proposta visa a criação de um espaço de acolhimento humanizado, proporcionando conforto, segurança e suporte integral a pacientes e acompanhantes que se deslocam para tratamento no município”, justificou o vereador.
Bozo ainda explicou que a Casa de Apoio será um espaço de acolhimento temporário que busca quebrar barreiras sociais, econômicas e emocionais, garantindo que todos, especialmente os mais vulneráveis, tenham acesso ao cuidado necessário.
“A criação da Casa de Apoio Intermunicipal em Votuporanga é uma medida de justiça social, respeito à dignidade humana, fortalecimento do SUS e promoção da equidade em saúde. Além de ser plenamente viável, é uma resposta concreta às demandas de milhares de pacientes e famílias que dependem do sistema público regional, reafirmando o papel de Votuporanga e região como referência em acolhimento, solidariedade e cuidado ao próximo. Cuidar da saúde é, antes de tudo, cuidar da dignidade humana”, completou.
Para a implantação da Casa de Apoio, Bozo sugeriu que a Prefeitura mantenha um convênio com o Cinorp (Consórcio Intermunicipal do Noroeste Paulista), tendo em vista que a iniciativa contempla os municípios que o integram. Ele ainda sugeriu um imóvel desocupado nas proximidades do AME, onde antigamente funcionava o Buffet Sandrin, como possível local para acomodar o projeto, já que se trata de um local amplo, com banheiros e infraestrutura fácil de ser adaptada para atender a demanda.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/04/vereador-pede-a-criacao-de-casa-de-apoio-para-acompanhantes-e-pacientes-do-ame-de-votuporanga-n83812