Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/04/vida-no-circo-entre-a-magia-do-espetaculo-e-os-desafios-dos-bastidores-em-votuporanga-n83661 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Vida no Circo: entre a magia do espetáculo e os desafios dos bastidores em Votuporanga
Circo Mundo Mágico chegou à cidade com histórias emocionantes, como a de Izaura Torres, que fez relatos exclusivos ao A Cidade
Izaura Torres ao lado de seu marido Maykon Fernandes em sua apresentação de facas no Circo Mundo Mágico (Foto: Arquivo pessoal)
Da redação O Circo Mundo Mágico estreou em Votuporanga na sexta-feira (11), encantando o público com uma variedade de atrações que prometem emocionar crianças e adultos. Mas, por trás das cortinas e das luzes do picadeiro, existe uma realidade pouco conhecida: os desafios do dia a dia dos artistas circenses.
O Jornal A Cidade teve a oportunidade de conhecer a história inspiradora de Izaura Torres, também conhecida como Tia do Moranguinho. Aos 40 anos, Izaura praticamente nasceu no circo, filha de dois grandes nomes do picadeiro brasileiro: Mister Charles Torres de 84 anos, exímio artista em bicicleta acrobática e no Globo da Morte, e Nazaré Punaré de 59 anos, artista consolidada nos palcos dos circos de todo o país.
Durante a conversa, Izaura compartilhou os bastidores dessa vida nômade e apaixonante. Um dos principais desafios, segundo ela, é manter a união entre os artistas, que muitas vezes substituem a presença dos familiares. “Passamos o ano todo longe da nossa família, que está em outros circos ou vive nas cidades. Os colegas de trabalho viram nossa família, e manter essa união, esse companheirismo, é um dos maiores desafios dos bastidores do circo”, relatou a artista.
No circo, Izaura apresenta um número emocionante de facas ao lado do marido, Maykon Fernandes, de 34 anos. Fora do espetáculo, ela encanta o público vendendo morangos com chocolate, uma marca registrada da personagem Tia do Moranguinho. “Adoro esse contato com o público. Ver a reação das crianças quando percebem que a Tia do Moranguinho também está no palco com as facas é mágico”, diz Izaura Torres.
A família inteira da artista vive no circo. Os filhos do casal, Miguel de 10 anos e Mikaela de 8 anos, acompanham os pais nas viagens por todo o Brasil. Segundo Izaura, as crianças amam a vida itinerante e a oportunidade de conhecer novos lugares. Porém, nem tudo é fácil.
Um dos maiores obstáculos enfrentados pelas famílias circenses está na educação. Matricular as crianças nas escolas das cidades por onde o circo passa nem sempre é simples, apesar da legislação garantir esse direito.
“Muitos diretores e funcionários não conhecem a lei que ampara crianças de famílias itinerantes. Mesmo com a legislação em mãos, ouvimos que a regra municipal se sobrepõe, e somos tratados com descaso”, lamenta Izaura. “Meus filhos adoram estudar, fazer amigos e ter contato com outras realidades. Por isso, essa é uma luta que continuarei travando”, completou.
Durante a entrevista, a artista recebeu uma notícia difícil: seu pai, o lendário Mister Charles Torres, foi diagnosticado com câncer no fígado. A notícia abalou Izaura, mas reforçou ainda mais seu amor e compromisso com o circo. “Meu pai é minha maior inspiração, não só minha, mas meu pai é inspiração de muitos outros artistas de circo, que tem meu paizinho como referência e inspiração”, disse.
O Circo Mundo Mágico, conhecido como o circo da cantora Simony, está instalado ao lado da Apae de Votuporanga. Um dos maiores do país, ele conta com mais de 48 profissionais entre palhaços, acrobatas, mágicos e malabaristas, e oferece um espetáculo vibrante, cheio de surpresas e emoções.
O público pode esperar desde números de contorcionismo, bambolês, performances aéreas em tecidos e trapézio, até o impressionante Globo da Morte com cinco motociclistas simultâneos. Além, claro, de muito humor com os palhaços e interações que prometem arrancar sorrisos de toda a família.
Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do circo e também online, por meio do link disponível no Instagram oficial: @circomundomagico_oficial
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/04/vida-no-circo-entre-a-magia-do-espetaculo-e-os-desafios-dos-bastidores-em-votuporanga-n83661
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco