Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/05/mae-por-essencia-celma-fraga-e-a-forca-de-um-amor-que-nao-conhece-limites-n83954 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Mãe por essência: Celma Fraga e a força de um amor que não conhece limites
Psicanalista e mulher de fé, Celma vive em Votuporanga a plenitude da maternidade que ultrapassa os laços de sangue
Celma, seu marido Altemir e os filhos Brian e Samuel: uma família guiada por um amor que acolhe e transforma (Foto: Arquivo pessoal)
Da redação No dia em que se celebram as mães, histórias de amor, superação e acolhimento ganham ainda mais significado. Em Votuporanga, a trajetória de Celma Fraga é um exemplo vivo de como a maternidade vai além do laço biológico e se firma como uma escolha diária de dedicação, cuidado e fé.
Psicanalista, teóloga e ex-conselheira tutelar em Votuporanga, ela construiu uma jornada marcada por recomeços, perdas e reencontros — sempre guiada por um amor que acolhe e transforma. Neste Dia das Mães, sua história inspira e emociona ao mostrar que ser mãe, acima de tudo, é um ato de coragem e entrega.
Chegar em Votuporanga foi, para Celma Fraga, o início de um novo capítulo. Vinda de Mato Grosso do Sul, ela desembarcou em Votuporanga em janeiro de 2001, carregando consigo sonhos, fé e o desejo de recomeçar. Natural de Araguaína, no Tocantins, ela nasceu em uma data festiva, como se sua vida estivesse, desde o início, marcada por significados e celebrações.
Aos 30 anos, Celma se tornou mãe pela primeira vez. Nascia Brian Sebastian, em uma data igualmente especial: um dia antes do aniversário de Votuporanga. O menino chegou ao mundo com sérios problemas de saúde, exigindo cuidados intensivos, atenção redobrada e um amor inabalável. O crescimento de Brian trazia consigo um grande aprendizado, porém um arrependimento por não ter tido mais filhos, tendo em vista o cuidado excessivo com a saúde do pequeno Brian Sebastian.
Brian cresceu demonstrando uma inteligência notável, mas sempre encontrou dificuldade em socializar. A ausência de um irmão, somada aos primeiros anos solitários, foi um desafio emocional.
Em 2019, enfrentou um momento difícil: o divórcio. Mas a vida, mais uma vez, lhe apresentou um novo começo. Em 2022, casou-se com Altemir de Jesus Santos, um homem com uma história complexa e três filhos de diferentes relacionamentos.
Entre esses filhos estava Samuel de Jesus, um jovem sergipano que Altemir não via há 19 anos. O menino tinha apenas seis meses quando o pai deixou o estado. A história poderia terminar ali — mas não terminou.
Com o incentivo de Celma e do próprio pai, Samuel aceitou vir conhecer a nova família em Votuporanga, em fevereiro de 2024. Poucos dias bastaram para que o menino decidisse ficar. Encantado com as pequenas grandes experiências que Votuporanga lhe proporcionou, casos como colocar aparelho nos dentes, tomar as vacinas necessárias, comer pão caseiro e esfihas pela primeira vez, conhecer um restaurante — Samuel encontrou não apenas uma nova casa, mas um lar.
"Ser mãe é dar ao filho a oportunidade de ser alguém. É pegar do improvável, de um simples bebezinho, e levar ele a ser imparável", disse Celma Fraga.
Neste Dia das Mães, a história de Celma Fraga nos lembra que ser mãe é muito mais do que dar à luz — é acolher, curar, recomeçar. É transformar vidas com amor, e permitir que o amor transforme a própria vida.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/05/mae-por-essencia-celma-fraga-e-a-forca-de-um-amor-que-nao-conhece-limites-n83954
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco