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Cidade
Nada de namoro, piercings ou bonés: saiba como vai funcionar a escola cívico-militar em Votuporanga
As diretrizes constam no Regimento Interno das escolas cívico-militares, que deve ser adotado pelo SAB e demais colégios que aderiram
Modelo cívico-militar será implantado na escola SAB a partir do segundo semestre; regras já foram definidas (Foto: Ascom)
Franclin Duarte franclin@acidadevotuporanga.com.br Nada de namoro na escola ou nas proximidades, calças "destroyed" (com rasgos), "croppeds" (blusas que mostram a barriga), nem piercings, alargadores, bonés ou cabelos moicanos. Faltando quase dois meses para o fim do primeiro semestre, a Escola Estadual Sarah Arnold Barbosa, o SAB, já se prepara para passar pelo processo de remodelação para implantação do modelo cívico-militar, onde irá adotar uma série de regras rígidas de comportamento.
Baseada em princípios de disciplina e hierarquia, a escola adotará, logo após as férias de julho, um sistema de pontos que premia comportamentos positivos e penaliza atitudes inadequadas. As diretrizes constam no Regimento Interno Experimental das escolas cívico-militares do Estado de São Paulo, que terá de ser seguido pelos 100 colégios que irão aderir ao modelo neste ano. A implementação ainda está em fase inicial, mas o regimento já começou a ser discutido internamente.
De acordo com o documento, o sistema de pontuação funciona como uma ferramenta de incentivo à boa conduta. Atitudes como zelar pelo patrimônio público, manter a pontualidade, apresentar bom desempenho escolar, participar de atividades extracurriculares e demonstrar respeito aos colegas e profissionais da escola resultam no acréscimo de pontos à ficha individual do aluno.
Por outro lado, comportamentos como desrespeito à hierarquia, uso de linguagem ofensiva, desordem em sala e atrasos frequentes acarretam descontos. Infrações mais graves, como agressões e vandalismo, podem levar a sanções severas, incluindo a transferência disciplinar do estudante. Os alunos deverão, obrigatoriamente, estar sempre uniformizados e estes uniformes terão o brasão da escola cívico-militar, bem como uma tarjeta contendo o nome do aluno. Há pontuação, inclusive, para quem se apresentar com o uniforme impecavelmente passado.
Regras A cartilha da escola também orienta sobre aspectos da apresentação pessoal. O uso correto do uniforme, a postura respeitosa e a higiene individual são requisitos cobrados diariamente.
O regimento especifica detalhes como o corte de cabelo adequado. Os meninos podem adotar cortes raspados, desenhos, como letras, símbolos, riscos etc., pinturas coloridas, topetes ou corte tipo “moicano”. Não deverão usar bigode, barba ou cavanhaque. Também não será permitido ao estudante fazer desenhos (talhos) nas sobrancelhas para que não alterem sua forma natural por cortes ou riscos que as desconfigurem. Já as meninas devem manter os cabelos presos, por meio de coque, tranças ou rabo-de-cavalo. A coloração artificial do cabelo deve buscar semelhança com cores naturais ou em tonalidades discretas. Recomenda-se a não utilização de adereços do estilo do “terêrê”, entre outros. Adereços como brincos, colares, pulseiras, relógios, e anéis são permitidos, contudo e também por questão de segurança, orienta-se que sejam usados de forma discreta.
Proibições Além das restrições sobre cortes de cabelos e adereços, o regimento deixa claro que não é permitida nenhuma manifestação de namoro ou similar no interior da escola e nas proximidades. Também é proibido se envolver em brigas, tumultos, algazarras e brincadeiras agressivas quando uniformizado, em público e/ou fazendo uso do transporte escolar ou coletivo.
Bullying e cyberbullying O regimento também considera falta grave qualquer tipo de gestos que intimidem e agridam pessoas tanto verbal quanto fisicamente (bullying), bem como fazer uso de tecnologias da informação e comunicação para dar apoio a comportamentos inadequados, atacar ou difamar estudantes, professores e outros, bem como envolver-se em atos inconvenientes e fazendo apologia a ilegalidades, usando dos mesmos meios envolvendo o nome da unidade escolar (cyberbullying).
Civismo Todas as regras, conforme a Secretaria Estadual da Educação são uma proposta pedagógica que busca reforçar valores como responsabilidade, civismo e comprometimento.
A gestão da escola é compartilhada entre civis e militares. Os educadores são responsáveis pelo ensino pedagógico, enquanto os militares atuam na organização da rotina disciplinar. Eles não ministram aulas, mas acompanham o comportamento dos alunos e promovem atividades formativas ligadas à cidadania e ao civismo.
Cada estudante terá uma ficha individual de avaliação de conduta, onde serão registrados os pontos positivos e negativos, além de anotações sobre frequência e comportamento. Pais e responsáveis poderão acompanhar esses registros, sendo convidados a participar ativamente da vida escolar dos filhos.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
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