Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/05/votuporanga-nao-passa-por-surto-de-gripe-mas-baixa-procura-pela-vacina-preocupa-n84017 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Votuporanga não passa por surto de gripe, mas baixa procura pela vacina preocupa
A secretária da Saúde, Ivonete Félix do Nascimento, fez um apelo para que a população se proteja por meio da vacina
A baixa procura pela vacina contra a gripe preocupa as autoridades da saúde de Votuporanga (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Marques daniel@acidadevotuporanga.com.br
Apesar do grande número de casos de problemas respiratórios, Votuporanga não passa por um surto de gripe. A informação é da Secretaria Municipal da Saúde após questionamento do jornal A Cidade. No entanto, a baixa procura pela vacina contra a gripe preocupa as autoridades da saúde.
A Secretaria explicou que um surto de uma doença é a ocorrência repentina e acima do esperado de casos de uma determinada enfermidade em uma localidade específica e durante um período limitado de tempo. No caso da gripe, caracteriza-se surto quando há um ou mais casos em um mesmo local e não disperso.
Atualmente, o que a Vigilância Epidemiológica tem constatado é um aumento no número de casos de sintomas gripais.
“Estamos em um período propício para o aumento de casos de sintomas de gripe, por isso, é importante se imunizar. Infelizmente, a baixa procura pela vacina é preocupante. Por isso, faço um apelo à população que faz parte dos grupos prioritários para que procure, imediatamente, uma unidade de saúde e se protejam, evitando contaminar outras pessoas.”, destaca Ivonete Félix do Nascimento, secretária municipal da Saúde. Ivonete pede ainda bom senso por parte da população. “Quem está com sintomas gripais, evite aglomerações, lugares fechados, festas, se possível use máscara. Crianças com gripe é recomendável que não vão para escola, enfim, precisamos manter os cuidados básicos.”, apontou.
A vacinação contra a gripe segue focada no público-alvo prioritário, conforme orientação do Ministério da Saúde. Estão incluídos: idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (até 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, profissionais de saúde, motoristas e caminhoneiros, professores das escolas públicas e privadas, trabalhadores de segurança e salvamento, trabalhadores portuários, quilombolas, população fluvial, ribeirinhas e profissionais dos Correios.
A novidade no combate ao problema é que o “Dengário” também funcionará para atendimento de pessoas com sintomas gripais em Votuporanga. A Secretaria da Saúde lembra que devido às mudanças de temperatura e condições climáticas típicas desta época do ano, os casos de gripe já estão aumentando e, consequentemente, a busca por este tipo de atendimento reflete em maior tempo de espera no Pronto Atendimento do Pozzobon e UPA. “Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Saúde decidiu ampliar os atendimentos do Ambulatório de Dengue para estes sintomas gripais, com funcionamento diário, das 7h à meia-noite”, explicou a pasta.
O Ambulatório, cedido pela Unifev com a gestão da Prefeitura, através da Secretaria da Saúde, e Santa Casa, está localizado na rua Paraná, 3.577, no bairro Vila Paes, anexo ao Campus Centro da Unifev. O espaço conta com equipes de profissionais de saúde focados no atendimento direcionado à essas doenças com diagnóstico através de exames, orientações e cuidados especiais.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/05/votuporanga-nao-passa-por-surto-de-gripe-mas-baixa-procura-pela-vacina-preocupa-n84017
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco