Famílias nação esconderam a alegria ao realizarem o sonho da casa própria; entrega contou com autoridades e lideranças
A vendedora Pâmela Cristina Camilo Cândido, 32 anos, mãe da Lara, de 12 anos, está entre as 798 famílias que receberam as chaves (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
A emoção tomou conta, ontem, da cerimônia de entrega das chaves das 798 casas do Parque Esplanada, construído pela Pacaembu Construtora às margens da vicinal Herberth Vinicius Mequi, que liga Votuporanga a Álvares Florence. As famílias que adquiriram seus imóveis no residencial não esconderam a alegria de realizar o sonho da casa própria.
O ato de entrega das moradias contou com a participação de autoridades e lideranças, dentre elas o deputado federal João Cury (MDB), o deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) e o secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo, além de Rômulo Rippa, assessor de Relações Institucionais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, que representou o secretário Marcelo Branco. Também compareceram diretores da Pacaembu Construtora e a superintendente regional da Caixa Econômica, Dulce Silvério.
Pelo município, acompanharam o ato o prefeito Jorge Seba (PSD), a primeira-dama Rose Seba, o vice-prefeito Luiz Torrinha e o presidente da Câmara Municipal, Daniel David (MDB), representando os vereadores presentes. A secretária municipal de Planejamento Urbano, Tássia Coleta, representou o corpo de secretários da administração municipal.
Além da solenidade simbólica da entrega das chaves, foram destacados investimentos em infraestrutura, como pavimentação, redes de água, energia elétrica e áreas de lazer, que integram o projeto. Segundo a construtora, o residencial foi planejado para garantir qualidade de vida aos moradores.
“Hoje é o fechamento de ciclo de aprovação, de venda, de construção para nós, enquanto empreendedores, mas inicia um novo ciclo e uma nova vida para as pessoas que vão morar aqui a partir de hoje mesmo. É uma oportunidade gigantesca de a gente, mais uma vez, agradecer a confiança do nosso público, que confiou muito na gente, que sempre acreditou na gente e que, através dos seus esforços, conseguiu chegar também nesse grande dia, adquirindo a sua casa própria”, disse o diretor da construtora Fred Escobar, em entrevista ao
A Cidade.
A iniciativa contou com financiamento por meio da Caixa Econômica Federal, dentro do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Em seu pronunciamento, o secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo, destacou os investimentos do Governo Federal para garantir que momentos como esse possam acontecer.
“Não estaríamos aqui hoje se não tivéssemos recriado o programa Minha Casa, Minha Vida. Nada disso seria possível se o programa não existisse e, mais, se não tivesse sido melhorado”, afirmou.
Os deputados João Cury e Carlão Pignatari também discursaram e falaram da emoção de poder fazer parte de um momento como esse, além de enaltecerem a parceria entre o setor público e o privado em iniciativas semelhantes. O prefeito Jorge Seba, por sua vez, destacou que o momento representa um marco na vida das famílias que conquistaram a casa própria.
“Sei da emoção e da alegria de cada um que passa a ter hoje um imóvel para chamar de seu. Esse é um patrimônio que ficará para as próximas gerações. Mais do que as paredes e o telhado, é a certeza de um lar seguro e digno para as famílias votuporanguenses”, concluiu.
Família
A vendedora Pâmela Cristina Camilo Cândido, 32 anos, mãe da Lara, de 12 anos, está entre as 798 famílias que realizaram o sonho da casa própria. Depois de muito tempo vivendo de aluguel e pagando R$ 600 por mês, ela agora celebra a conquista de um lar que terá uma parcela mais barata que o aluguel, em torno de R$ 540. Pâmela já planeja, inclusive, as primeiras melhorias, começando pelo muro, que fará com o dinheiro que conseguiu guardar.
Manutenção
Pelos próximos 30 dias, a Pacaembu Construtora manterá equipes disponíveis no residencial para eventuais manutenções e correções em imóveis que, porventura, apresentem algum problema.