A falta sem aviso prévio causa um grande impacto na fila de espera nos serviços de saúde do AME de Votuporanga
        
                
                    
                        
                    
                        Ambulatório Médico de Especialidades de Votuporanga; absenteísmo é um problema na saúde (Foto: AME)
                    
                 
            Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O absenteísmo – quando o paciente não comparece à consulta ou exame agendado – causa um grande impacto na fila de espera nos serviços de saúde. Em Votuporanga, de janeiro a setembro, mais de 8 mil pessoas faltaram em consultas médicas do AME, conforme dados apurados pela reportagem do jornal 
A Cidade.
Os números mostram que foram agendadas 68.425 consultas médias, porém foram realizadas 60.410; portanto, 8.015 pessoas agendaram, mas não compareceram, comprometendo o andamento da fila espera.
Marilza Cardi, gestora estratégica administrativa do Ambulatório Médico de Especialidades de Votuporanga, cada ausência representa uma oportunidade perdida de atender outra pessoa que aguarda por esse mesmo serviço, aumentando o tempo de espera e dificultando o acesso de quem realmente precisa. Além disso, compromete a organização da agenda e o bom uso dos recursos disponíveis. “No AME Votuporanga, reforçamos a importância de avisar com antecedência caso não possa comparecer: esse simples gesto ajuda a garantir um atendimento mais ágil para todos”, ressaltou.
O AME Votuporanga atua de forma estratégica para combater o absenteísmo e garantir que o maior número possível de pacientes seja atendido. “Nossa equipe realiza ligações e envios de mensagens para lembrar e confirmar consultas e exames, buscando reduzir esquecimentos e faltas. Quando há desistência, as vagas são rapidamente realocadas para outros pacientes da fila de espera, evitando desperdício de horários”, explicou.
O Ambulatório mantém ainda um trabalho de conscientização constante, explicando aos pacientes, durante os atendimentos e nas salas de espera, a importância de comunicar a ausência com antecedência. Também são feitas análises periódicas das faltas para identificar os principais motivos e aprimorar os processos.
Caso o paciente não possa comparecer à consulta ou exame, é fundamental avisar o AME Votuporanga com antecedência. O cancelamento pode ser feito por telefone ou presencialmente, informando o nome completo, número do documento e a data do agendamento.
“Para cancelamento, entre em contato pelos telefones (17) 3426 – 6000 ou 0800 – 762 – 4000. Quando o aviso é feito antes do horário marcado, a equipe consegue realocar a vaga para outro paciente da fila de espera, garantindo que o atendimento não seja desperdiçado e que mais pessoas tenham acesso aos serviços de saúde. Esse simples gesto de responsabilidade e colaboração ajuda a reduzir o tempo de espera, otimiza o trabalho das equipes e contribui para um atendimento mais eficiente para todos”, concluiu Marilza.