Sistema de sincronização semafórica é apontado como problema, mas órgão municipal diz que finalidade é organizar e agilizar o tráfego
Recentemente um acidente de trânsito foi registrado na esquina das ruas Amazonas e Paraíba, no centro da cidade (Foto: A Cidade)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Após alguns acidentes no centro de Votuporanga, munícipes sugeriram a extinção das chamadas “ondas verdes”, no entanto a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança garante que o sistema não é considerado um problema para a segurança viária do município e não é apontado como causador de acidentes.
Um leitor do
A Cidade entrou em contato com a redação e sugeriu o fim da “onda verde” nas ruas do centro depois que o jornal cobriu de perto a ocorrência de um acidente na esquina das ruas Amazonas e Paraíba. O homem, que preferiu não ser identificado, entende que o modelo de sincronização dos semáforos seria um dos motivos para acidentes registrados em cruzamentos da cidade.
Por sua vez, o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Segurança, Marcelo Marin Zeitune, explicou que a coordenação semafórica tem como objetivo principal melhorar a fluidez do trânsito e não está relacionada à ocorrência de colisões em cruzamentos sinalizados. “A ‘onda verde’ não provoca acidentes em cruzamentos com semáforos, o responsável é condutor que avança o sinal vermelho. Excluir a onda verde estaríamos mensalmente impactando negativamente os 58.589 veículos que circulam pela rua Amazonas, assim como, os outros 102.871 veículos que passam pela rua Paraíba, citando apenas o cruzamento com semáforo que recentemente teve um acidente de trânsito. Não existe relação entre a ‘onda verde’ e acidentes em cruzamentos com semáforos, sendo o responsável pelo acidente apenas o condutor que não obedeceu o sinal vermelho”.
No trânsito, a chamada onda verde é um sistema de coordenação semafórica em que vários semáforos de uma mesma via ou corredor viário são programados para abrir de forma sequencial. Esse sincronismo permite que os veículos que trafegam a uma velocidade previamente definida encontrem sucessivos sinais verdes ao longo do percurso, reduzindo a necessidade de paradas frequentes.
A onda verde é utilizada principalmente em vias de maior fluxo e em determinados períodos do dia, quando há maior concentração de deslocamentos em um mesmo sentido. A finalidade do sistema é organizar a circulação dos veículos de forma mais contínua, distribuindo melhor o fluxo ao longo da via e contribuindo para o escoamento do tráfego.
Com a redução das interrupções causadas por semáforos fechados, busca-se diminuir o tempo de viagem, evitar a formação de filas extensas e melhorar a capacidade das vias. Além disso, a coordenação dos sinais contribui para reduzir acelerações e frenagens repetidas, fator que influencia diretamente o consumo de combustível e a emissão de poluentes, favorecendo uma operação mais previsível do sistema viário urbano.
Fator humano
Levantamentos e análises na área de trânsito indicam que o fator humano é responsável por cerca de 90% dos acidentes registrados em Votuporanga. A informação foi confirmada pelo secretário Marcelo. Segundo ele, a realidade do município segue o mesmo padrão observado em todo o Brasil, onde os acidentes são provocados por uma combinação de fatores, mas têm como principal causa o comportamento dos condutores.
De acordo com Zeitune, aproximadamente 90% das ocorrências estão diretamente relacionadas a atitudes humanas no trânsito. Entre os comportamentos mais frequentes estão a falta de atenção ao dirigir, responsável por cerca de 42% dos acidentes, muitas vezes associada ao uso do telefone celular durante a condução do veículo. Também figuram entre as principais causas a desobediência à sinalização de trânsito, o excesso de velocidade, a ingestão de bebida alcoólica antes de dirigir, a falta de distância de segurança entre veículos e as ultrapassagens indevidas ou realizadas de forma arriscada.