Treinador do Corinthians é escolhido por Ricardo Teixeira após negativa de Muricy
Um dia após o Fluminense não liberar Muricy Ramalho, o técnico Mano Menezes
aceitou convite da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ontem e é o novo técnico da seleção brasileira. Após realizar treino com o Corinthians na manhã de ontem, Mano concedeu entrevista coletiva por volta das 11h30 e disse que concordou com o convite.
"Não fiquei incomodado em ser o segundo. Se fui segundo, estou bem colocado, porque tem uns 50 bons profissionais no país. Admiro o Muricy como pessoa e eu não tenho que analisar os porquês porque o primeiro convite não foi para mim. Estou muito feliz e muito orgulhoso em pegar um trabalho como este", afirmou Mano.
Mano foi a segunda opção de Ricardo Teixeira para o cargo. Na sexta-feira, o presidente da CBF havia tomado café da manhã e feito convite a Muricy Ramalho,
técnico do Fluminense. Após ouvir a recusa do clube carioca em liberar o treinador, a entidade fez proposta oficial pelo técnico do Corinthians na noite de sexta.
Com a decisão, Mano vai deixar o comando do Corinthians. A CBF já havia avisado que não queria que o substituto de Dunga, demitido após a eliminação do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo na África do Sul, dividisse as atenções com clubes. "Foi mais rápido do que eu pensava chegar à seleção", afirmou.
Mano disse, porém, que seguirá no comando do Corinthians no jogo de hoje contra o Guarani. Mas deixou claro que será a sua última partida no comando do time paulista.
"Será a minha prioridade até domingo (hoje). Falo sobre a seleção a partir de
segunda-feira", disse Mano, que deve ser apresentado oficialmente amanhã, às 16
horas, na sede da CBF no Rio.
Histórico
O gaúcho Mano Menezes ganhou projeção no futebol nacional em 2005, depois de levar o Grêmio à conquista da Série B do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 1 a 0 sobre o Náutico em jogo que ficou conhecido como "Batalha dos Aflitos" - o time gaúcho teve quatro jogadores expulsos e viu o rival perder dois pênaltis na partida. Depois disso, Mano ganhou dois Estaduais pelo Grêmio, em 2006 e 2007, e levou o time de Porto Alegre ao vice-campeonato da Taça Libertadores da América.
Em 2008 foi para o Corinthians, ano em que conquistou o título da Série B do
Brasileiro e ficou com o vice-campeonato da Copa do Brasil. Um ano depois, levou os títulos Paulista e da Copa do Brasil. Atualmente a equipe alvinegra é vice-líder do Nacional. Mano tem a missão de levar o Brasil ao hexacampeonato jogando uma Copa em casa após 64 anos - em 1950, a seleção foi derrotada em casa pelo Uruguai.
Antes do Mundial de 2014, Mano tem mais desafios. No ano que vem será realizada a Copa América, na Argentina. E um ano antes do Mundial terá pela frente a Copa das Confederações, no Brasil.