André Nonato
andre@acidadevotuporanga.com.br
O CAV (Clube Atlético Votuporanguense) está matematicamente classificado para a próxima fase do Campeonato Paulista da 2ª Divisão após bater o Presidente Prudente Futebol Clube no último domingo por 1 a 0, no estádio municipal Plínio Marin. O gol da Alvinegra foi marcado aos 9 minutos do segundo tempo pelo atacante Thiago Henrique, após jogada do volante Paulinho.
Com a vitória, o CAV chegou aos 27 pontos e está com 14 pontos a mais que o
Fernandópolis Futebol Clube, quinto colocado e primeiro time fora da zona de
classificação.
Na próxima rodada, a Votuporanguense encara o José Bonifácio fora de casa, em
partida marcada para domingo, às 10 horas. No dia anterior, o Presidente Prudente recebe o Assisense no estádio Eduardo José Farah, às 19 horas.
Homenagem
Antes da partida, o árbitro Alexandre Luis Gonçalves realizou um minuto de silêncio em homenagem a Altino Ferreira, pai do diretor do jornal A Cidade, João Carlos Ferreira. Altino Ferreira faleceu na madrugada do último sábado. A homenagem foi realizada a pedido dos radialistas da Rádio Cidade, Léo Oliveira Filho e Flávio Santos, que contaram com a ajuda do diretor do CAV, Marcelo Barboza. Integrantes da TURA (Torcida Uniformizada Raça Alvinegra) também saudaram João Carlos.
Jogo
A partida iniciou com maior posse de bola do CAV, que conseguia chegar algumas
vezes até o gol de Lucas, porém sem lances de grande perigo. Já a equipe prudentina veio até o Plínio Marin com o intuito de se defender, o que dificultava o ataque do time da Alvinegra, que apresentava muita dificuldade na ligação entre o meio-campo e o ataque, deixando Washington e Luizão isolados na frente. Mesmo fechado na defesa, o Prudente teve a primeira boa chance de gol do jogo com Ailtinho, aos 17 minutos, em uma das raras subidas da equipe ao ataque. O árbitro porém marcou impedimento.
Por sua vez, a primeira boa chance da Votuporanguense aconteceu somente aos 33 da primeira etapa. Em uma confusão na área do Prudente, a bola sobrou para o meia Mineiro, que chutou para a defesa de Lucas. No mesmo lance, Léo, que atuou como lateral esquerdo, caiu na área, mas o árbitro não marcou nada. Ainda na primeira etapa, o CAV conseguiu chutar algumas vezes no gol do adversário, mas o placar continuou zerado.
Para o segundo tempo, o treinador Luciano Gusso, da Alvinegra, resolveu arriscar. No intervalo colocou o centroavante Thiago Henrique no lugar do volante Gleidson, e deixou a equipe praticamente com quatro jogadores no ataque. E a recompensa para tentar furar o bloqueio do Prudente veio aos 9 minutos. Paulinho carregou a bola até próximo da área dos visitantes e chutou, o goleiro rebateu e a bola sobrou para Thiago Henrique abrir o placar no Plínio Marin.
A alegria do CAV porém logo recebeu um balde de água fria. Em jogada no meio-
campo, o árbitro assinalou cotovelada de Saimon em Felipe, e expulsou o lateral
direito. A expulsão de Saimon foi a primeira de um atleta da Votuporanguense na
competição. Para recompor o meio-campo, Luciano Gusso então resolveu colocar
Dudu no lugar de Luizão e deslocar Mineiro para a lateral direita.
Aos 21, o Prudente assustou mais uma vez o CAV. Em cobrança de falta para a
equipe prudentina, o goleiro Diego espalmou, a bola sobrou para Murilo que
completou para as redes. A arbitragem porém assinalou impedimento, para alívio da torcida alvinegra.
Depois disso o CAV tomou conta da bola e partiu de vez para o ataque, como se
estivesse atrás no placar. Por sua vez o Presidente Prudente se aninhava na defesa,
como se estivesse com o jogo ganho e quisesse que o jogo acabasse. A Alvinegra
ainda chegou algumas vezes ao gol do adversário com Washington e Vinícius levando perigo, mas não conseguiu alterar o placar.