Se o Brasileiro terminasse hoje, estariam classificados Inter, Corinthians, Fluminense, e o Cruzeiro
Da Redação
A Conmebol anunciou ontem que o título da Taça Libertadores da América não abrirá mais uma vaga extra ao respectivo país da equipe campeã. Como o Internacional é o atual dono do troféu, isso significa que o Brasileiro deste ano só classificará três times para a próxima Libertadores, em vez de quatro.
Com o novo regulamento, o campeão da Copa Libertadores passa a ocupar uma das vagas fixas destinadas ao seu respectivo país. Como o Internacional conquistou a última edição do torneio ao vencer o Chivas Guadalajara, a cota reservada aos brasileiros diminui. Na atual tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, o Botafogo seria o principal prejudicado. O time comandado pelo técnico Joel Santana ocupa a quinta colocação do torneio, mas está uma posição
atrás do Internacional, que já tem vaga na Libertadores.
Se o Brasileiro terminasse hoje, estariam dentro do torneio continental, além dos gaúchos, o Corinthians, líder do torneio, o Fluminense, segundo colocado, e o Cruzeiro, terceiro lugar. Como campeão da Copa do Brasil, o Santos completaria o grupo de cinco times brasileiros.
A Conmebol ainda confirmou que o campeão da Copa Sul-americana está garantido na Libertadores. Desta forma, o país do time vencedor teria direito a uma vaga extra. Se o ganhador da Sul-americana já estiver classificado para a Libertadores, a Confederação do país pode determinar outro representante.
Além do Brasil, a Argentina também tem direito a classificar cinco times à Copa Libertadores. Já Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e México ficam com três vagas cada um.
Leia na íntegra a versão online