O Atleta do Século XX faz aniversário e recebe homenagens na rodada desse fim de semana
Da Redação
O Pelé faz 70 anos de vida hoje como um ícone do futebol e do esporte mundial, amado e adorado por milhões e criticados por alguns. Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé fez história e deixou sua marca para sempre na terra.
Com suas jogadas incríveis e lances inacreditáveis, jogando um futebol objetivo e sempre buscando o gol, o Pelé passou fácil a marca dos mil gols. Nasceu em Três Corações, Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940. Seus pais, João Ramos do Nascimento, o Dondinho, e Maria Celeste Arantes do Nascimento, algum tempo depois mudaram-se para Bauru, cidade onde Pelé desenvolveria seu talento para o futebol.
A oportunidade surgiu no Santos F.C., no dia 7 de setembro de 1956, quando Pelé entrou para treinar no lugar do consagrado Del Vecchio. Assinalou dois gols. Começava ali a carreira mais brilhante da história do futebol mundial.
Glórias
Pelé dispensa apresentações. Marcou 1.281 gols em 1.375 jogos, mas até quando não balançou as redes foi brilhante.Quem não se lembra do drible de corpo no goleiro uruguaio Marzurkiewics, na semifinal da Copa do Mundo do México, em 1970? A bola não entrou, mas o mágico camisa dez da Seleção Brasileira perpetuou de vez seu nome na história do futebol.
Antes de completar 18 anos, Pelé já conquistava o mundo com uma exibição de gala no Mundial da Suécia, em 1958. O Brasil foi campeão e o garoto fez gols antológicos, como os diante do País de Gales e França. Caçado pelos adversários, o craque não teve a mesma sorte nas duas Copas seguintes, quando disputou apenas quatro partidas.
Mesmo assim, fez um gol em cada Mundial. No Chile, em 1962, marcou contra o México, mas se contundiu no segundo jogo. Quatro anos depois, na Inglaterra, também marcou na estréia.Em 1970, a redenção: Pelé comandou uma equipe cheia de talentos, marcou quatro gols em seis partidas e deu a Taça Jules Rimet em definitivo para o Brasil com a conquista do tricampeonato.
O jogador não ouviu o clamor popular para disputar a Copa da Alemanha, em 1974, encerrando sua carreira vitoriosa no futebol dos Estados Unidos, em 1977.
Leia na íntegra a versão online