Com a nova casa sem previsão de inauguração, clube deve continuar mandando seus jogos no estádio no Paulistão
Da redação
A diretoria do Corinthians havia se preparado para inaugurar a Arena, em Itaquera, no fim de janeiro de 2014. Mas a futura casa alvinegra levará mais tempo para receber o jogo de abertura. Com a queda do guindaste que içava a última parte da cobertura do lado leste do estádio, causando a morte de dois operários na última quarta-feira, o Timão deverá prorrogar a despedida do Pacaembu.
O coordenador das obras da Arena Corinthians e ex-presidente do clube, Andrés Sanchez, esperava ver a equipe atuando na nova casa nas rodadas iniciais do Campeonato Paulista. Parte da torcida, inclusive, já se preparava para o primeiro “adeus” ao Pacaembu no jogo do próximo sábado, contra o Internacional, último do Timão como mandante no Campeonato Brasileiro.
A ideia mais forte nos bastidores, para a inauguração, era um amistoso de Corinthians x Corinthians, com a participação do elenco atual e de ídolos do clube. Fora da Taça Libertadores da América na próxima temporada, o Timão estrearia oficialmente na nova casa pelo Paulistão. Havia expectativa, inclusive, de disputar o clássico contra o Palmeiras, agendado para o dia 16 de fevereiro, na Arena.
Em respeito a Fabio Luiz Pereira, 42 anos, motorista e operador, e Ronaldo Oliveira Santos, 44 anos, montador, que morreram no acidente, as atividades na construção serão retomadas apenas na próxima segunda-feira. Só será possível fazer novas projeções em relação à estreia do Corinthians no estádio quando a empresa responsável pelas obras avaliar o impacto do acidente no andamento do trabalho.
O arquiteto Anibal Coutinho, da Odebrecht, afirmou que o painel de LED localizado na parte externa do estádio ajudou a amortecer a queda da estrutura metálica, evitando que essa chegasse à arquibancada da Arena, o que tornaria o atraso ainda maior. O acidente afetou aproximadamente 30% do setor leste – o que equivale a menos de 10% do total das obras.
Punido pelo TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva), o Corinthians terá de fazer seu primeiro jogo como mandante no Paulistão (contra o Paulista de Jundiaí, no dia 22 de janeiro) longe da capital. O clube foi punido por sinalizadores atirados pela torcida no gramado da Vila Belmiro, no segundo jogo da final do estadual neste ano – empate por 1 a 1, que assegurou o título ao Timão. Assim, jogará em São Paulo somente no dia 29 de janeiro, contra o São Bernardo.