Em uma breve cerimônia, bastante melancólica, alunos, mestre e outros presentes se emocionaram no discurso do adeus de Hidehito
Alex Pelicer
Na noite da última quarta-feira, a Associação de Judô Cerejeira, localizada na rua Tiete, numeral 2926, fechou suas portas pela última vez. Após quase 60 anos ininterruptos de atividades, sensei Hidehito Otuki, 77 anos, o atual presidente da Cerejeira, deu por encerrado o funcionamento daquela associação após a última aula.
Em uma breve cerimônia, bastante melancólica, alunos, mestre e outros presentes se emocionaram no discurso do adeus de Hidehito. Não conseguindo conter as lágrimas, o sensei ainda pediu desculpas por encerrar as atividades.
O ex-vice-prefeito, Dorival Veronezzi, comentou o acontecido. “Aqui estava a vida de Hidehito. Eu lamento profundamente. Não adianta a cidade ter shopping, grandes edifícios se estamos deixando nossa alma morrer. Os mais novos parecem que estão esquecendo das nossas tradições”, disse o ex-vice-prefeito.
Para João Carlos Andrioli Ferreira, diretor do grupo A Cidade, os ensinamentos do judô são para o resto da vida. “Cada um aqui seguirá uma carreira e atuará em determinada área, mas uma coisa é certa. Jamais esquecerá os ensinamentos do judô. É um dia muito triste dizer que a Cerejeira está fechando, diante da história que tem. São quase 60 anos de ensinamento. Podem fechar esta associação, mas jamais ela será esquecida”, afirmou.
Desde de 1994, o atleta Gil Jantorno, 26 anos, frequentava a associação. “É uma tristeza grande. Esta associação é uma referência regional e estadual. É, sem dúvidas, uma perda irreparável para o esporte. Os ensinamentos do judô são para o resto da vida”, disse o atleta.
Nota da Prefeitura
A Prefeitura de Votuporanga informa que não é autorizada legalmente a prestar apoio à pessoa jurídica de direito privado, como é o caso da Associação de Judô Cerejeira. No entanto, a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura oferece aulas de judô a todos que tiverem interesse em participar, inclusive aos então alunos da Associação, de forma gratuita.