Os 11 brasileiros das semifinais são: Rafinha, Dante (Bayern), Diego, Miranda, Filipe Luis (Atlético de Madri), Marcelo, Casemiro (Real Madrid), David Luiz, Oscar, Willian e Ramires (Chelsea)
A fase semifinal da Uefa Champions League será histórica para o Brasil. Serão nada menos que 11 atletas do país envolvidos na disputa, o maior número da história da competição. E, como já havia acontecido nas últimas seis temporadas, todas as equipes envolvidas na disputa terão ao menos um jogador brasileiro em campo.
Os 11 brasileiros das semifinais são: Rafinha, Dante (Bayern), Diego, Miranda, Filipe Luis (Atlético de Madri), Marcelo, Casemiro (Real Madrid), David Luiz, Oscar, Willian e Ramires (Chelsea). Além deles, há mais dois atletas nascidos no Brasil, mas que se nacionalizaram por outros países: Pepe (Portugal) e Diego Costa (Espanha).
E o número só não é maior porque o PSG acabou eliminado pelo Chelsea. Os franceses têm cinco brasileiros no elenco (Maxwell, Marquinhos, Alex, Thiago Silva e Lucas), um a mais que os ingleses. Também ficaram pelo caminho nas quartas Rafael (United), Daniel Alves, Adriano e Neymar (Barcelona).
Dos 11 envolvidos nas semis, seis estão praticamente garantidos na Copa do Mundo (Dante, Marcelo, David Luiz, Oscar, Willian e Ramires) e três ainda alimentam esperanças de ganhar uma chance de última hora (Rafinha, Filipe Luís e Miranda). Até por isso, o técnico da seleção, Luiz Felipe Scolari, esteve na Europa nestas duas semanas para assistir às quartas de final da Champions e conversar com os jogadores de cada clube.
A curiosidade fica por conta das posições dos brasileiros envolvidos na competição. São seis defensores, dois volantes e três meias. O único atacante brasileiro que poderia estar na disputa é Diego Costa, mas ele decidiu se naturalizar pela Espanha.
Até esta edição, a temporada com mais brasileiros envolvidos nas semifinais havia sido a de 2009/10. Eram dez atletas do país na ocasião: Júlio César, Lúcio, Maicon (Internazionale), Daniel Alves, Maxwell (Barcelona), Cris, Anderson, Michel Bastos, Ederson (Lyon) e Breno (Bayern de Munique).