Ano que vem o Galo irá disputar a Série A2, enquanto a Inter vai disputar, novamente, a Série A3
Da Redação
Com a vitória de 3 a 1 sobre a rival Internacional no derbi limeirense, realizado na noite desta quarta-feira no Estádio Pradão, em Limeira, o Galo da Vila Esteves conquistou com uma rodada antecipada seu regresso à principal divisão de acesso do estadual. O Independente irá disputar a Série A2 (Segunda Divisão) do Campeonato Paulista em 2015, competição que esteve ausente durante 21 anos.
Em 2015 o Independente irá disputar a Série A-2 do Campeonato Paulista enquanto que a rival Internacional seguira seu caminho na Série A-3. De forma inédita, esta será a primeira vez na história do futebol profissional da cidade de Limeira, interior de São Paulo, que a centenária Internacional estará disputando o campeonato estadual um nível abaixo do outro time representante da cidade.
A Internacional começou a disputar a Segunda Divisão do Campeonato Paulista (atual A-2) em 1947, portanto é o time pioneiro da cidade de Limeira no cenário do futebol profissional. No ano seguinte, o extinto Comercial Futebol Clube, junto com a Inter representaram a cidade na Segunda Divisão por três temporadas, de 1948 a 1950.
A Sociedade Esportiva Gran São João foi outro time limeirense que fez pareo com a Inter. A Gran São João disputou a mesma divisão que o Leão da Paulista em quatro temporadas, a Segunda Divisão em 1952 e a Terceira Divisão em 1961, 1962 e 1963. Em 1966, a Internacional foi campeã da Terceirona, mas por falta de estádio adequado as exigências da FPF e, para assegurar a vaga na Segunda Divisão teve que se licenciar para construção de seu estádio, o Limeirão.
Foi nesse período que o rival Independente entrou para o cenário do futebol profissional, disputando a Terceira Divisão de 1972. O Galo de Limeira foi campeão da Terceirona em 1973 e também teve que se ausentar para ampliar o seu estádio, o Pradão.
Finalmente em 1975, a cidade de Limeira voltou a contar com dois de seus representantes na mesma divisão do futebol profissional, com a Internacional e o Independente disputando a Primeira Divisão do Campeonato Paulista, atual A-2. Os rivais disputaram o estadual na mesma divisão durante quatro temporadas. Em 1978 a Inter foi a campeã da divisão de acesso e em 1979, pela primeira vez na história, a cidade de Limeira passou a ter um representante na elite do futebol paulista.
Foi daí então que os dois rivais limeirenses seguiram rumos diferentes no campeonato paulista e só voltariam a disputar o estadual na mesma divisão 34 anos depois, na Série A-3 do Campeonato Paulista em 2012.
LEG: A vitória por 3 a 1 diante da Inter carimbou o acesso