Formada em Educação Física e pós-graduada em treinamento desportivo, Daniela Paszko Pereira é a primeira mulher a conquistar a graduação NY-DAN (2º DAN) na cidade
Ano após ano de esforço e treinamento, até que os sonhos tornam-se realidade e projetos de vida se concretizam. A professora de judô da Secretaria de Esporte e Lazer de Votuporanga, Daniela Fernanda Paszko Pereira, recebeu no último sábado (17), no ginásio de esportes "Beira Rio", em Fernandópolis, sua graduação de faixa-preta, NY-DAN (2º DAN), aprovada pela Confederação Brasileira de Judô. Daniela ministra aulas para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e sua graduação foi a coroação de um longo trabalho de aperfeiçoamento e de aprendizado,
mas não um ponto final, já que, ao contrário do que muitos pensam, a faixa preta dentro do judô não é o fim, mas sim o início de mais um aprendizado.
"Tive minha iniciação no judô na escolinha do CSU, em parceria com a academia Nado Livre. Hoje, já me formei em Educação Física e agora estou ministrando aulas no CSU, uma trajetória de sacrifício e que me dá muito orgulho", declara Daniela. Ela acrescenta que "depois de me formar em educação física e concluir a pós-graduação em Treinamento Desportivo, com muita emoção, me torno a primeira mulher da cidade a ter essa graduação NY-DAN no judô", comemora.
A avaliação é dividida da seguinte forma: primeiro faz-se uma prova teórica de caráter eliminatório, passando pela prova, vai para parte prática em uma demonstração de técnicas combinadas de ataques e defesas; depois a banca avaliadora diz um nome de um golpe e o avaliado executa; em seguida a banca pede algumas seqüências de golpes e contra golpes e por fim a parte de chave de braço, estrangulamento e imobilização.