Segundo secretário municipal de Obras, esse é o prazo que empresa informou para terminar etapa na construção do novo Plínio Marin
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A instalação de arquibancadas na nova Arena Plínio Marin segue a todo o vapor e ontem, 14 carretas chegaram ao canteiro de obras com mais peças pré-moldadas que irão compor a estrutura e os assentos. Essa etapa da obra é importante e precisa ser terminada para que se dê sequência na construção. Segundo o secretário de Obras da Prefeitura de Votuporanga, Waldir Petenucci, a expectativa, segundo compromisso da empresa que executa o serviço, é de que seja terminada até o dia 31 de julho.
Petenucci sabe que o tempo está contra a Prefeitura, já que o Clube Atlético Votuporanguense depende do novo local para disputar pela primeira vez o Campeonato Paulista da Série A2 em 2016, mas que tudo está dentro da normalidade. Segundo o secretário, o término da instalação das arquibancadas é o que freia que outras etapas da obra tenham início. “O que era mais emblemático era a confecção das peças que sustentam as arquibancadas e assentos, e já estão sendo instaladas. Nessa manhã (ontem) chegaram 14 carretas com essas estruturas. O compromisso da empresa é que até o dia 31 de julho tudo esteja instalado”, afirmou.
Segurança
Segundo o responsável pelas obras no município, por questões de segurança não é possível que outras etapas se iniciem antes da conclusão das arquibancadas, já que a movimentação de peças enormes de concreto, com máquinas de grande porte, pode causar riscos, e a empresa que cuida das instalações não permite isso no momento. “Não podemos iniciar a obras sob as arquibancadas porque a empresa responsável pelo assentamento não permite. Os riscos de uma peça deslocar e acontecer um acidente são muito grandes”, disse o secretário.
Gramado
Caso a etapa de instalação de arquibancadas se encerre até o dia 31 de julho, terá início a nova fase com obras de alvenaria, com construção dos banheiros masculino e feminino, postos da Polícia Militar e de saúde e bilheterias, todos sob onde o público ficará acomodado. Essa etapa deve ocorrer simultaneamente com outra muito importante e esperada pela torcida: a implantação do gramado e do sistema de irrigação. Petenucci explica que esse serviço precisa ser concluído até o final do mês de setembro.
Segundo ele, os meses de outubro, novembro e dezembro serão para consolidar a vegetação plantada, para que dê tempo de se fixar e suportar as partidas de futebol. “A partir de janeiro, o campo terá condição de uso. Temos tempo suficiente de chegar em dezembro e fazer acontecer. Todo mundo sabe que não teremos um lugar para jogar, tem que ser lá. Por isso, o empenho é total. O prefeito Junior Marão mesmo está correndo atrás, estimulando as pessoas a se doar um pouco mais para concluir a obra”, finalizou o secretário.