Maria Eduarda Faria, carinhosamente conhecida como Duda, conquistou duas medalhas no Campeonato Mundial em Buenos Aires
Duda conversou com a reportagem do jornal A Cidade sobre suas medalhas no Campeonato Mundial (Foto: Arquivo Pessoal)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A atleta mirim do caratê Maria Eduarda Faria, carinhosamente conhecida como Duda, trouxe para o Brasil duas medalhas conquistadas no Campeonato Mundial de Artes Marciais, realizado pela International Martial Arts Tour (Imat) em Buenos Aires, capital da Argentina. A competição ocorreu na última sexta-feira (26) e sábado (27), e reuniu praticantes de artes marciais de várias localidades.
Competindo na categoria de 10 a 13 anos, Duda, que tem 11 anos e mora em Cardoso, conquistou a medalha de prata na modalidade kumite, em que os atletas se enfrentam em combates simulados, e bronze no kata, que avalia a precisão e técnica em movimentos predefinidos.
Em conversa com a reportagem do jornal
A Cidade, a lutadora expressou sua gratidão a todos que apoiaram sua jornada. “Primeiramente agradeço a Deus, meus pais, meus senseis e toda população de Cardoso que me apoiou e me incentivou. Estou muito feliz e me sentindo realizada com as medalhas que conquistei”, declarou.
Duda reside no centro de Cardoso e treina na academia CR Combat Karatê Do, sob a supervisão dos senseis Enio e Leonardo. Além disso, ela complementa sua formação com aulas ministradas pelo sensei Cléo, de Votuporanga. O apoio familiar tem sido fundamental em sua trajetória, e seus pais, Eduardo Moreira Faria e Nádia Antônia da Silva Faria, expressaram imenso orgulho pelo desempenho da filha.
Maria Eduarda começou a treinar quando tinha 9 anos, em maio de 2022, e sua primeira participação em competição foi em abril do ano seguinte. Em toda a sua curta, mas vitoriosa “carreira”, ela já tem 11 podiums. As medalhas da menina prodígio no Mundial foram celebradas com entusiasmo pela comunidade de Cardoso. No retorno da atleta à cidade, uma carreata foi organizada pela população, que prestou homenagens à jovem carateca, reconhecendo seu esforço e dedicação ao esporte.