Da Redação
O prefeito Nasser Marão Filho e o vereador Osvaldo Carvalho acompanharam, ontem, a liberação da primeira remessa de alimentos hortifrutigranjeiros às escolas da rede municipal de ensino, que serão utilizados na merenda escolar de Votuporanga. O gerenciamento e distribuição dos produtos é feito pela Codafavo (Cooperativa de Agricultura Familiar de Votuporanga). Por força de lei o município tem que adquirir até 30% de alimentos produzidos por programas de agricultura familiar e, no caso, em Votuporanga é organizado pela Codafavo.
A Cooperativa de Agricultura Familiar de Votuporanga terá acesso a quantidades
consumidas semanalmente pelas escolas do município, o que garante condições de fornecer a totalidade consumida nas merendas do município.
Ontem foram liberadas as primeiras remessas para atender as escolas e creches do município. Representantes de entidades assistenciais, produtores associados a
Codafavo e autoridades acompanharam a liberação desta remessa. Conforme o
presidente da Cooperativa de Agricultura Familiar de Votuporanga, Cláudio Aparecido Giolo, foram atendidas neste primeiro momento 36 unidades de ensino, entre creches e escolas da rede municipal.
Os estabelecimentos de ensino receberam, no total, 1.600 quilos de produtos hortifrutigranjeiros - como abacaxi, abóbora, alface, banana, batata, cebola, cenoura, cheiro verde, chuchu, mamão e mandioca. Para o prefeito, essa é uma oportunidade de geração de emprego e renda para o trabalhador rural "além de beneficiar diretamente as escolas e alunos com a merenda escolar". O vereador Osvaldo foi quem intermediou a negociação entre a Codafavo e a empresa concessionária responsável pela merenda escolar do município e a Prefeitura.