Da Redação
Nesta terça-feira, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e Votuporanga tem muitos motivos para festejar a data. Nos últimos anos, o município conquistou 100% de coleta e tratamento de esgoto, a obtenção do Selo Município Verde Azul, bons projetos para gestão de resíduos sólidos, maior conscientização na separação de recicláveis, milhões em investimentos para recuperação do manancial do Marinheirinho e muito mais.
A grande festa em comemoração à data será 6ª Feira do Verde, realizada nos dias 16 e 17 de junho, das 8h às 17 horas, no Horto Florestal “Sérgio Ramalho Matta” com entrada gratuita para toda a população. O evento é organizado pela Saev Ambiental, com apoio da Prefeitura e colaboradores.
“O evento é aberto para todos com várias atividades esportivas e culturais, lazer e contato com a natureza, tendo como principal objetivo promover a visita ao Horto e também, abrir espaço para expositores que desejam divulgar seus produtos e serviços, principalmente na área ambiental”, comenta a Diretora de Meio Ambiente, Simone Neiva Rodella.
A previsão é que cerca de 10 mil pessoas passem pela Feira durante o final de semana.
Programação
Na Feira do Verde os visitantes poderão conhecer projetos ambientais, sociais, acadêmicos, passar por exames de saúde gratuitos, praticar atividades físicas, conferir exposição de plantas, obras de arte, móveis rústicos, atividades com cães e gatos, além de apresentações musicais e culturais, oficinas artísticas e muito mais. Doces, lanches naturais, comida japonesa e salgados serão comercializados em vários estandes.
A Saev Ambiental irá montar o Ecotudo Itinerante e ferramentas sobre tratamento de água e esgotos. O Saevinho também estará na feira com atividades lúdicas para crianças.
O Clube de Mães da Paróquia Bom Jesus venderá artesanato e a cooperativa de panificação do Fundo Social de Solidaridade comercializará pães, bolos, tortas, entre outros.
A Secretaria de Saúde dará orientações gerais, entre elas sobre leishmaniose e a Santa Casa fará aferição de pressão, orientação sobre diabetes, alimentação saudável, tabagismo, estress, hipertenção arterial, teste de glicemia e ginástica laboral. A Secretaria de Esportes promoverá apresentações de capoeira e torneios de vôlei e de peteca.
As orquídeas, que têm lugar cativo na feira, serão levadas pela Avorq (Associação Votuporanguense de Orquidófilos) e o Sindicato Rural oferecerá curso sobre “Cultivo de orquídeas”. Por sua vez, a Atol Cultural dará oficinas de Produção de Adobe (tijolo ecológico) e Produção de Tinta Orgânica.
Para animar a feira, estão previstas apresentações musicais de variados estilos como bandas de reggae e de rock, coral de Violas e Catira, a Banda Zequinha de Abreu e a orquestra do "Música na Escola" com apoio da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo.
Os bichinhos de estimação também terão espaço na Feira. A Animal Planet levará filhotes de cachorro para adoção. Já a Galera dos Bichos terá penteados artísticos em cães e gatos com o famoso tosador Flavio Fernandes e um estande para aferição de pressão, glicemia e temperatura dos animais. Além disso, sortearão microchipagem para os clientes que levarem os seus animais e agendarem limpeza de tártaro.
Entre as empresas e instituições presentes estarão ainda a Polícia Ambiental, Mejan Ambiental, Converd, Faculdade Futura, Ecopedal, Coopervinte, Revista Casa Nova, Ecologic Ambiental, Lázaro Marceneiro, Unifev - Cursos de Geografia e Biologia, Valter Paulo Cruz, Arlindo Milani, Fazenda Experimental - APTA, Konstru Motos, Banco do Brasil, Clube dos Desbravadores, Facchini, INSIS Tecnologia, Centro de Educação Municipal “Neide Tonanni Marão”, Junior Pneus, Ecopisos Votuporanga, Natureza Paisagismo, Icegurt, Yaya coisinhas, mostra de obras de arte com Fabio Bocchi, Projettagua, Max Academia, além de comerciantes de objetos de decoração, artesanato, roupas e bijuterias.
Transporte
A população contará com uma linha extra de circular com saída da Concha Acústica até o Horto Florestal com tarifa comum a partir das 8h.