Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O programa de castração da Secretaria de Saúde já realizou 601 procedimentos de janeiro até a última semana. De acordo com o Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), foram 214 cadelas, 64 cães, 165 gatos e 158 gatas.
Adelice Silva, profissional do IEC (Setor de Informação, Educação e Comunicação) do Secez, a castração foi importante para o controle de natalidade dos animais errantes (cães sem dono). “Após o programa de castração haverá um controle futuro, o que será verificado daqui a dois anos, no próximo censo de cães e gatos”, disse.
Para participar da triagem para castração de cães e gatos oferecidos pelo Secez, é preciso estar cadastrado no programa Bolsa Família, do governo federal. Esse é o único pré-requisito determinado pelo órgão que também conta com a parceria da Spavo (Sociedade Protetora dos Animais de Votuporanga).
Todo o procedimento é feito em uma clínica veterinária, em um local apropriado, limpo e com recursos materiais disponíveis durante a cirurgia reduzem os riscos a saúde do animal. Além da cirurgia e da retirada dos pontos, a clínica deverá fornecer os medicamentos – antibióticos, anti-inflamatórios pós-cirúrgicos e emergenciais.
Animais do Centro de Zoonoses e da Spavo, cães e gatos que foram adotados recentemente e os que estão em abrigos temporários estão sendo castrados prioritariamente.
O trabalho tem o intuito de controlar o crescimento populacional de cães e gatos e conscientizar aos proprietários sobre a posse responsável de animais. A medida visa evitar acidentes causados pelos animais e diminuir os riscos de doenças transmissíveis, sob o ponto de vista da saúde pública.
Como participar
Quem quiser castrar o seu animal de estimação deve fazer o cadastramento, o mais rápido possível, no programa Bolsa Família que fica na sede da Secretaria de Assistência Social, na Av. João Gonçalves Leite nº 4705. O telefone é o (17) 3426-2600.