Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O Centro Social de Votuporanga lançou ontem o projeto “Abrindo Caminhos II”, com a presença de várias lideranças do município. A iniciativa irá atender mais de 100 adolescentes de 14 a 17 anos.
A presidente da entidade, Bader Lorente, destacou que há 43 anos, o Centro Social intervém em todas as circunstâncias em que os jovens e as suas famílias estão em situação de vulnerabilidade. “O Abrindo Caminhos é um projeto socioassistencial, em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), por meio do Leão Amigo da Criança e do Adolescente. A verba é oriunda de destinação da sociedade. O Conselho analisa o projeto e repassa o recurso”, enfatizou.
Bader explicou que os participantes terão oficinas lúdicas, de artes, de dramatização para expor seus sentimentos e buscando a inclusão social. “Não há muitos projetos para a faixa etária dos 14 aos 17 anos. Estava na hora de atender este público”, enfatizou.
“O nosso objetivo é desenvolver as potencialidades, elevar a autoestima, trazer o respeito e o diálogo”, complementou. O projeto terá a participação de uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicóloga, professores de informática e de dinâmica.
Por sua vez, o vereador Osvaldo Carvalho da Silva afirmou que o projeto já abriu caminhos para muitos jovens. “Ofereceu oportunidade para muitos adolescentes de uma vida melhor”, disse.
A presidente do CMDCA, Márcia Gianoti, explicou que com a ajuda da sociedade, o Conselho pode colaborar com projetos de entidades. “O CMDCA teve a oportunidade de patrocinar dois projetos no Centro Social, um é o “Abrindo Caminhos” e o outro também vai atender 100 alunos dentro da entidade.
O vereador José Carlos Leme de Oliveira enfatizou que de 14 a 17 anos é a fase crucial para o ser humano. “É fundamental que eles estejam bem orientados”, finalizou.