Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo encerra hoje a campanha de vacinação contra a gripe no Estado. O objetivo é imunizar idosos com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e menores de dois anos de idade, gestantes em qualquer fase da gravidez, indígenas e trabalhadores da área da saúde. Votuporanga já alcançou a meta de 80% de imunizados.
Até ontem, 998 crianças haviam sido vacinadas (70%). Gestantes somavam 618 (87%), idosos contabilizavam 9.631 (77%), 1.600 trabalhadores de saúde foram vacinados (115%).
Além de proteger a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também visa proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B.
As crianças paulistas entre seis meses de idade e menores de dois anos deverão tomar duas doses da vacina contra a gripe. A segunda dose deverá ser aplicada um mês após a primeira. A medida vale para crianças que estiverem participando pela primeira vez da campanha de imunização, neste ano. Crianças que já foram levadas aos postos de saúde na campanha de 2011 só precisarão receber uma dose neste ano.
A vacinação está disponível no Mini-hospital do Pozzobon “Fortunata Gemana”, Secretaria da Saúde, Consultórios Municipais e Unidades de Saúde; exceto na “Carmem Martins Maria Morettin” do bairro Paineiras. Segundo a enfermeira responsável pelo setor de imunização da Vigilância Epidemiológica, Daniele Fortile, “as pessoas que moram nessa área podem ser vacinadas em qualquer um dos postos da cidade”.
A imunização contra a gripe foi introduzida em 1999 no calendário do SUS (Sistema Único de Saúde), pelo Ministério da Saúde.