Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Começou na tarde de ontem a segunda edição do Congresso Internacional da Educação do Noroeste Paulista, com cerimônia de abertura e palestra com o secretário de Educação do Estado de São Paulo, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, que falou sobre os “Direitos de Aprendizagem”. Mais de 1.300 pessoas devem participar deste congresso, que reúne moradores de 41 cidades da região.
A secretária de Educação do município, professora Sílvia Rodolfo, pediu que os educadores participantes levem para a escola o melhor do conhecimento adquirido no congresso.
Sérgio Jamal Gotti, representante da Unesco, comentou que o arranjo educacional da região é um dos mais sólidos do país. “É uma honra muito grande contribuir com a discussão de uma educação de qualidade”, disse.
O professor doutor Osvandre Alves Martins, diretor geral do campus Votuporanga do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) e presidente do 2° Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista, comentou que a educação é fundamental para a diminuição de desigualdades sociais e desenvolvimento da nação.
Um dos grandes incentivadores do evento, representante do Conselho Nacional de Educação, professor Francisco Aparecido Cordão, disse que este evento é um passo muito importante para garantir educação de qualidade a todos.
O presidente da Câmara Municipal, Eliezer Casali, comentou que é motivo de muito orgulho receber em Votuporanga um congresso com este tema.
Para o prefeito Junior Marão, o congresso é a realização de um sonho de quando ele e a então secretária de Educação do município, Eliane Godoi, desejaram estimular a criação do arranjo. Marão comentou ainda que a região noroeste tem as melhores notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Brasil, graças à competência de seus educadores. “O arranjo serve para discutir nossos problemas e anseios para a criação de uma região muito mais forte. Queremos mostrar que temos aqui a melhor educação”.
“Com a articulação entre os poderes, podemos combater os males da educação”, disse Wilson de Andrade Matos, pró-reitor de extensão do IFSP.
Odilon da Silveira, diretor da AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense) e o deputado estadual Carão Pignatari também estiveram no evento e cumprimentaram os participantes.
O secretário Herman falou sobre as questões fundamentais para o desenvolvimento da educação em São Paulo. “A educação básica do estado deve ter a mesma qualidade e resultados do ensino superior. É para isso que trabalhamos e vamos lutar. Fortalecendo a gestão, a carreira do educador e o currículo escolar”, falou.
O evento tem como tema “Alfabetizar e Educar para Avançar: O desafio da aquisição do conhecimento no momento certo” e é promovido pelo Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo (ADE Noroeste Paulista) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus de Votuporanga. Conta ainda com apoio da Prefeitura de Votuporanga e AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense). As atividades seguem até o dia 26, sexta-feira.