Dirigente regional de ensino aponta melhorias que sistema pode garantir aos estudantes da rede estadual
Duran esteve ontem no jornal A Cidade
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O dirigente regional de ensino de Votuporanga, José Aparecido Duran Netto, esteve ontem no jornal A Cidade, às 14h, para falar dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Estadual de Educação, entre eles, a implantação do novo modelo de ensino integral, que começa no ano que vem na cidade na Escola Estadual Sarah Arnoldi Barbosa. Para Duran, este projeto tem tudo para garantir bons resultados.
A Escola Sarah Arnoldi Barbosa oferece atualmente o programa ETI (Escola de Tempo Integral) para alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental. Em 2014, a unidade fará parte do novo modelo de ensino integral do Estado. Para isso, está em licitação a reforma e manutenção da escola, a melhoria deve começar em agosto deste ano.
Lá, serão construídos refeitório, sala de ciências, leitura e múltiplo uso. Tudo isso para atender as novas atividades que serão implantadas.
O tempo de permanência do estudante na escola vai aumentar em duas horas/aula. Hoje, o horário deles é das 7h às 15h e passará a ser das 7h às 17h.
“Dentro da nova grade, os alunos vão participar de disciplinas diferenciadas, como a prática de ciências e as disciplinas eletivas, quando eles podem optar por qual fazer. Além disso, eles vão construir um projeto de vida ao longo destes quatro anos, com orientação dos educadores”, explicou Duran.
De acordo com Duran, os professores efetivos ficarão nas unidades. “Eles vão apresentar um projeto e podem ficar na escola, com dedicação exclusiva. Ainda vão ter 75% a mais de gratificação salarial, um aumento de quase o dobro do que ganham hoje”, contou Duran.
Este projeto está em implantação no Estado de São Paulo desde 2012, com adesão de diversas unidades. “Os resultados das avaliações externas destas escolas que já participam mostram que elas se saíram melhor que as outras. A nossa expectativa é de melhoria do aprendizado. Acredito tanto no modelo que meu filho estuda na escola Sarah”, explicou Duran.
Para o dirigente, este projeto vai garantir melhor qualificação aos estudantes. Ele comentou ainda que a disputa por vagas na escola Sarah é muito grande, inclusive com interessa grande de alunos da rede particular.