Saev Ambiental e Coopervinte pretendem duplicar a demanda de óleo coletado com o projeto
A Coopervinte, parceira da Saev Ambiental no projeto “Olho no Óleo”, está unindo forças para melhorar a campanha e arrecadar cada vez mais resíduos. A cooperativa votuporanguense está em processo de acordo com uma nova empresa, para que a coleta desse tipo de resíduo seja redobrado.
Para se ter ideia, no ano passado, em seis meses, a cooperativa recebeu 8,5 mil litros de óleo. Com a nova parceria, a estimativa é que esse número seja coletado com periodicidade mensal, já que a empresa ficaria responsável por vir à Votuporanga fazer o manejo do óleo todos os meses.
Outro ponto positivo são os serviços que esta nova empresa poderá oferecer à Coopervinte. Hoje, o litro de óleo arrecadado é vendido à R$ 0,80, o preço iria subir para R$ 1,20, gerando um lucro para a cooperativa de 40 centavos, além de ser oferecido todo um serviço de logística, visando maior desempenho.
O Superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo, comenta sobre a importância do projeto “Olho no Óleo”. “A camada de gordura que se forma nas tubulações por causa do despejo do óleo de cozinha das casas, estabelecimentos e indústrias do setor alimentício é uma das maiores preocupações da Saev Ambiental. Conscientizar a população e oferecer um serviço de qualidade para onde possa ser enviado esse resíduo é uma característica fundamental para preservar a rede e o processo de tratamento do esgoto de Votuporanga e colaborar com a preservação do meio ambiente.”
Uma das propostas também vista pela nova parceira, é a de firmar em conjunto com as escolas de Votuporanga, campanhas de conscientização e informação sobre a importância do projeto, os malefícios do despejo do óleo na rede de esgoto, entre outros.
Olho no Óleo
Atenta aos prejuízos que o óleo descartado na rede traz para o sistema de tratamento de esgotos e, em conseqüência pelo meio ambiente, a Saev Ambiental lançou a campanha "Olho no Óleo", que tem como objetivo retirar do meio ambiente o óleo de cozinha usado, evitando o descarte irregular na rede coletadora de esgotos.
Uma das ações dessa campanha é o "Entidade Amiga do Verde", que consiste em dar desconto na conta de água para entidades assistenciais que coletarem no mínimo 50 litros óleo de cozinha por mês e repassarem o material para a autarquia. A instituição que cumprir a meta tem desconto de 87,5% do valor do esgoto, referente ao mês da entrega do óleo.
Como fazer a armazenagem
- Óleo já frio depositar em embalagens plásticas
- Manter protegido do Sol e da chuva
- Não usar embalagens de produtos químicos/agrotóxicos/tintas