Toda população interessada pode fazer o exame gratuitamente na tenda que estará instalada na rua Amazonas, esquina com Goiás
Da Redação
Acontece hoje, dia 27 de julho, a realização de testes rápidos de Hepatite B e C para população de Votuporanga. A campanha realizada pela Prefeitura, por intermédio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e Vigilância Epidemiológica, marca o Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais.
Toda população interessada pode fazer o exame gratuitamente na tenda que estará instalada na praça da igreja Matriz, na rua Amazonas esquina com a Goiás até o meio dia. O teste visa facilitar o diagnóstico precoce da doença, que muitas vezes não manifesta sintomas e só é identificada quando o paciente já está com um quadro clínico grave.
O teste rápido é simples e começa com um aconselhamento sobre as formas de transmissão e prevenção. Para a realização do exame necessita de apenas algumas gotas de sangue retiradas do dedo da pessoa e em cerca de 20 minutos fica pronto. Após o exame, a pessoa recebe novas orientações e, caso o resultado seja positivo, é encaminhada a um serviço de saúde para realizar exames complementares e iniciar o tratamento, se necessário.
O tratamento da doença, que está disponível na Rede Pública de Saúde, se for iniciado precocemente aumenta as chances de cura, além de diminuir os riscos de agravamento da doença.
Vacinação
A vacina contra a Hepatite B está disponível para crianças recém-nascidas até adultos de 49 anos durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde do Município. Caso esteja com sua vacina contra a Hepatite em atraso procure uma Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e vacine-se. A transmissão da Hepatite B ocorre através da relação sexual, sem o uso de preservativos, por meio de sangue contaminado pelo vírus e pode ser transmitida também de mãe para o filho no momento do parto (transmissão vertical). A Hepatite B é uma das maiores causas de câncer de fígado.
Para a hepatite C, ainda não existe vacina. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a doença possui um crescimento cinco vezes maior do que o da Aids. A principal forma de transmissão da Hepatite C ocorre através do compartilhamento de seringas e outros materiais com sangue contaminado, como alicates de unha, agulhas de tatuagem, lâminas de barbear, escovas de dente, materiais para colocação de piercing, entre outros.