Unidade da Secretaria de Assistência Social de Votuporanga atende idosos semidependentes em situação de vulnerabilidade ou risco social
O Centro Dia do Idoso “José Jacob Lopes”, localizado no bairro Colinas, em Votuporanga, comemorou nesta quinta-feira (dia 15) o primeiro ano de funcionamento. A unidade que é subordinada à Secretaria de Assistência Social de Votuporanga cuida de 20 pessoas idosas e tem como objetivo fortalecer o vínculo familiar e promover a integração, socialização e o resgate da autoestima.
Para marcar a data, estiveram no local os secretários de Assistência Social, Marli Beneduzzi Pignatari, e de Finanças, Controladoria e Modernização, Egmar Marão Alfagali. Quando da implantação do CDI, Egmar era o secretário de Assistência. Também estiveram presentes a viúva do patrono do CDI, dona Ofélia Mastrocola Lopes e o filho José Orlando Mastrocola Lopes.
O CDI foi inaugurado no dia 4 de julho de 2012, tendo como papel primordial proporcionar espaço de acolhimento e convivência a pessoas idosas semidependentes que se encontrem em situação de vulnerabilidade social ou risco social, em decorrência de fragilidade de vínculos familiares, cujas famílias não possuam condições de prover os cuidados básicos ao idoso durante o dia.
A secretária Marli lembrou que Votuporanga foi contemplada, pelo governo do Estado, com mais uma unidade do CDI e que o prefeito Junior Marão apontou a Zona Sul da cidade, onde era a Favela Ipiranga, para a construção do novo centro.
Por sua vez, Egmar destacou o esforço do prefeito Junior Marão e do deputado estadual Carlão Pignatari para que Votuporanga fosse contemplada com esse programa do governo. Aproveitou para sugerir a Marli a instalação de uma piscina no pátio do centro, para que os idosos possam praticar fisioterapeuta e também que desenvolva gestões para ampliar o número de vagas. Atualmente, o CDI tem espaço para 20 idosos, que frequentam o local de segunda a sexta-feira, com atendimento integral: alimentação, higiene pessoal, atividades recreativas e socioeducativas e trabalho social com famílias.
Como é de praxe, em todas as comemorações do CDI, dona Maria Floriza Luna, a poetisa do local, declamou uma poesia em homenagem ao primeiro aniversário do centro e outra para os pais. O Centro Dia do Idoso fica na Rua Humberto Correia Bonetti, 3575, no bairro Colinas.