Senado avalia texto do Plano Nacional da Educação, que prevê a retirada de recursos das Apaes
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
É forte a movimentação em todo o país em prol das Apaes (Associações de Paes e Amigos dos Excepcionais). Tudo isso, porque o atual texto da meta 4 do PNE (Plano Nacional da Educação) prevê o corte de repasse para escolas especiais e a inclusão de todos os alunos com necessidades especiais em escolas públicas regulares, até 2016. Márcia Gianoti, diretora de eventos da entidade em Votuporanga não acredita que o governo irá prejudicar as entidades e o texto deve ser reprovado.
Em Votuporanga, não há ações agendadas, mas a entidade está em contato com as federações estadual e federal da Apaes para saber de todas as atividades realizadas.
Márcia Gianoti disse que, se aprovado da forma que está o texto, as Apaes não poderão receber mais recursos da educação, ficando inviável a sua existência. Ela disse que não é contra a inclusão, uma escola não exclui a outra, mas ressaltou que o trabalho das Apaes precisa ser reconhecido. “Estas instituições são importantes para atender a uma clientela que a escola comum não tem capacidade de abrigar”.
Atualmente, cerca de 55% dos recursos que a Apae de Votuporanga recebe são de convênios com o governo, seja municipal, estadual ou federal, ligados a diversas áreas, inclusive a educação.
As Apaes de todos os Estados e do Distrito Federal, em conjunto com outras instituições que trabalham na reabilitação das pessoas com deficiência, promoveram na terça-feira, 13, uma mobilização em Brasília.
Os manifestantes concentraram-se próximo ao Museu da República, no início da Esplanada dos Ministérios, e saíram em passeata até o Congresso Nacional. Segundo a Polícia Militar e os organizadores do movimento, cerca de cinco mil pessoas estavam presentes na manifestação, entre eles, pais, professores, membros das instituições com pessoas portadoras de necessidades especiais que frequentam ensinos especiais nos estados e no Distrito Federal.
O movimento busca também o reconhecimento e a valorização das instituições da sociedade civil que atendem às pessoas com deficiências, garantindo a continuidade e a parceria com o Poder Público, a manutenção das escolas especiais no texto do PNE e a inclusão e coexistência entre escolas comum e especial.
Box
Sobre a Apae
A Apae é uma entidade beneficente sem fins lucrativos e tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, prestação de serviços, apoio à família, direcionado à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e sua inclusão na sociedade.
A instituição sobrevive à base de recursos municipais, estaduais e federais como também, através da contribuição obtida pelo telemarketing, onde pode-se contar com doações feitas por sócios – contribuintes.
Hoje, a unidade de Votuporanga conta com 132 estudantes, de diversas idades.