Karolline Bianconi
A filha do ex-prefeito de Votuporanga, Hernani de Mattos Nabuco, Maria Eugênia Camolesi Nabuco Plaisance, esteve passando férias em Votuporanga e falou com o jornal A Cidade sobre este assunto. Mesmo morando na França, ela acompanhou pela imprensa local e assim, como a rede social Facebook, as manifestações locais sobre o assunto. Ela mostrou-se a favor da revitalização, no sentido de preservar a idéia original da praça, sem alterações.
Ela disse que foi um passo muito importante de parte dos moradores realizar o abaixo-assinado e o projeto de tombamento da praça Dr. Fernando Costa, a praça da Matriz.
Maria Eugênia contou que cada detalhe da praça tinha como proposta passar um pensamento positivo aos votuporanguenses. Entre eles, estavam as pedras pretas que, se olhadas de cima, parecem gaivotas voando. Esta ação significava a liberdade dos votuporanguenses objetivando suas conquistas. A fonte, em forma de cálice, tinha como objetivo fazer um apelo à eucaristia, à comunhão. “Foram detalhes minuciosamente pensados”, disse.
As manifestações que aconteceram em todo o país, na opinião de Maria Eugênia, podem ter começado em Votuporanga. “Se pararmos para analisar, um grupo solicitou, em termos de preservação da história do que resta da humanidade, que a praça não fosse mexida, ou seja, alterada, transformada. Eles mostraram a sua opinião. Os jovens foram para as ruas, engajados, prezando por uma ética na política. Creio que tudo isso não será à toa e as autoridades começaram a ver que o povo tem voz, opinião própria”, falou.
Ela pede que o prefeito preserve a cultura e história da cidade. “E para isto, o prefeito tem papel importantíssimo na preservação da cultura e da história da cidade”, falou.
Discursos
Durante a entrega da Nova Concha Acústica, a filha do ex-prefeito Hernani, Maria Leda Nabucco Campos, usou a palavra. “Posso fazer um pedido? Quero pedir ao povo de Votuporanga que está e que não está aqui, que ajude a preservar o que nós temos [neste momento, o público a aplaudiu]. Isso aqui é nosso, foi agora remodelada, está num patamar de grandiosidade, temos onde sentar, uma cadeirinha mais gostosa e temos que preservar o que conseguimos. Isso é nosso, não só a Concha Acústica, mas também tudo o que foi feito e está em Votuporanga. Vamos cuidar dela!”.
O padre Gilmar Fernandes Margotto, da igreja Nossa Senhora Aparecida (Matriz), também discursou. Ele disse que em breve a região central da cidade passará por mudanças, e esperas que a praça da Matriz possa ser revitalizada.
Pe. Gilmar espera que região central possa ser revitalizada