De acordo com o idealizador e coordenador do projeto, Marcos Dóres, são histórias de sucesso como essa que motivam os companheiros do Rotary 8 de Agosto a continuar com o projeto
Letícia Diogo, que passou em primeiro lugar em Medicina, na Unifev
Karolline Bianconi
Acontece amanhã a reunião de lançamento do concurso cultural “O melhor estudante de Votuporanga”, promovido pelo Rotary 8 de Agosto.
Os trabalhos serão realizados na Diretoria Regional de Ensino de Votuporanga, a partir das 7h30. A reunião será coordenada por Marquinhos Dóres e pelo presidente do Rotary Oito, Fleury Cecchini Jr.
O evento, considerado o “Oscar do Estudante”, tem como objetivo reconhecer, valorizar e incentivar os alunos da rede estadual. Como acontecem todos os anos, serão premiados os 10 melhores classificados na prova final. Os cinco primeiros serão contemplados com bolsa 100% gratuita em escolas particulares da cidade. Os demais selecionados também serão premiados.
O primeiro concurso foi realizado em 2002. Neste ano, o evento está em sua 12.ª edição.
Organização
Todas as escolas públicas da cidade são envolvidas no projeto, indicando, cada uma, três alunos do 9º ano a participarem da prova. Dessa forma, cerca de 100 alunos são indicados por edição, sendo premiados os cinco que tiverem o melhor desempenho. Cada vencedor recebe bolsa integral no ensino médio em uma das escolas particulares da cidade: Celtas, Dinâmica, Passo a Passo/Dom Bosco, Piconzé/Anglo e Unifev.
Reconhecimento
E quem quer, consegue. Este foi o lema da jovem Letícia Gonçalves Diogo, que em 2007 venceu o concurso. No ano passado, ela conquistou o 1.º lugar no curso de Medicina da Unifev.
“Iniciativas como essa oferecem mais condições aos estudantes e, por isso, estimulam o compromisso dos alunos e das famílias com os estudos", contou a jovem na época que foi aprovada no vestibular.
A vitória em 2007 proporcionou à estudante uma bolsa integral no ensino médio do Colégio Objetivo. Para participar do concurso, Letícia foi indicada pela Escola Estadual Professora Sara Arnold Barbosa (SAB), onde cursou o ensino fundamental com muita dedicação. E para conquistar a vaga no curso de medicina, além do ótimo desempenho no ensino médio, fez cursinho no Celtas. "Não tem segredo: para conseguir o que quer, é preciso estudar bastante, se preparar e ir atrás dos seus sonhos", diz a estudante e futura médica.
De acordo com o idealizador e coordenador do projeto, Marcos Dóres, são histórias de sucesso como essa que motivam os companheiros do Rotary 8 de Agosto a continuar com o projeto e com a missão de sensibilizar os estudantes de Votuporanga sobre a importância da dedicação aos estudos e o valor da educação para seu desenvolvimento pessoal e da sociedade. "Reconhecer este estímulo através do mérito dos alunos é muito gratificante. Isso é o que nos dá energia para seguir em frente", diz.