Com a reestruturação administrativa e financeira, a Saev Ambiental optou em não realizar a edição da Feira do Verde deste ano
Karolline Bianconi
A Saev Ambiental informa que a visitação ao Horto Florestal “Sérgio Ramalho Matta” foi limitada em 2006 somente para visitas monitoradas. Essa ação tem como objetivo fundamental a diversificação de espécies vegetais existentes e a implantação de algumas estruturas (estufas) para a produção de mudas nativas por meio do Projeto Sementes do Futuro (antigo Meninos Ecológicos). Para tanto, foram retirados do local, vários eucaliptos da espécie alelopática (que impede o desenvolvimento de outras espécies); uma espécie exótica e não adequada à cobertura vegetal do Horto Florestal.
Esses eucaliptos foram substituídos por mais de 100 espécies (aproximadamente 2000 mudas), com o intuito de diversificar a flora local resgatando a biodiversidade, sobretudo, no que se refere à fauna típica da região.
É importante destacar que toda e qualquer área em fase de recuperação da cobertura vegetal deve ser isolada por um longo período, evitando assim, o pisoteamento e a quebra das mudas, para que enfim possa haver a regeneração de todo o ecossistema.
Essa intervenção justifica-se por proporcionar ao espaço a revitalização, e ao mesmo tempo criar um ambiente propício ao desenvolvimento de atividades relevantes ligadas à conservação da fauna e da flora, pesquisas e educação ambiental, permitindo, a longo prazo, a sustentabilidade da área, principalmente, pela participação da comunidade de forma ordenada (visitadas monitoradas), a geração de atividades socioeconômicas (produção de mudas) e a participação de entidades educacionais em todos os níveis, seja no desenvolvimento de pesquisas, extensão e atividades relacionadas à educação ambiental.
Atualmente, o Horto Florestal cumpre de fato com as funções primordiais, representando um importante local de preservação de interesse coletivo que deve ser mantido não apenas como área de lazer, mas, como um “laboratório” para o desenvolvimento de tecnologias para a produção de espécies nativas, ambiente de pesquisas e como um ponto de apoio para a realização de atividades direcionadas a educação ambiental.
Em continuidade ao processo e revitalização, por meio de uma ação contínua, informamos que o Horto Florestal continua a disposição do público para visitação, desde que toda e qualquer visita seja agendada previamente e, sempre, acompanhada por um monitor da autarquia. Mais informações no Disk Saev Ambiental – 0800- 7701950.
Feira do Verde
Com a reestruturação administrativa e financeira, a Saev Ambiental optou em não realizar a edição da Feira do Verde deste ano.