Setor recua no Brasil 0,86% no mês de novembro, enquanto em Votuporanga teve uma variação positiva de 4,09%
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Com o fechamento de 30,6 mil vagas, o nível de emprego na construção civil brasileira registrou queda de 0,86% em novembro de 2013 ante o mês anterior, segundo pesquisa elaborada pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Contrariando estes dados nacionais, em Votuporanga, o balanço mostra uma variação positiva de 4,09%.
Na cidade, foram abertos 33 novos postos de trabalho. O município registra 839 trabalhadores formais (com carteira assinada) no setor, segundo dados do SindusCon-SP.
A queda nacional não foi tão acentuada quanto a verificada em novembro de 2012, mês em que o setor havia fechado 42,7 mil vagas. “Sazonalmente, a redução no contingente de empregados na construção civil é comum no final de cada ano”, afirma o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe. “Para tanto, contribuem fatores como o início do período de chuvas e a conclusão de uma série de obras, enquanto outras se iniciarão apenas no início do ano vindouro”, explica.
Região
Na região de São José do Rio Preto, com cerca de 140 municípios pesquisados, o índice de emprego registrou leve queda de 0,27%. Foram fechadas 79 vagas de emprego em novembro deixando o setor com um total de 29.549 trabalhadores com carteira assinada na construção civil. O total das contratações no período de 11 meses (dezembro/2012 a novembro/2013) ainda permanece positivo com 464 novas vagas criadas.