Entre os serviços prestados, a maioria é o pedido de auxílio doença (benefício de incapacidade), sendo que 70% dos casos são concedidos
Karolline Bianconi
A Previdência Social comemora na próxima sexta-feira, dia 24, 91 anos de atendimento ao público. Ela foi instituída a partir do Decreto nº 4.682, também conhecida como Lei Elói Chaves que determinou a criação de uma Caixa de Aposentadoria e Pensões voltadas aos empregados de empresas ferroviárias. Em abril daquele ano foi criado o Conselho Nacional do Trabalho, a partir do Decreto nº 16.037, onde iriam decidir sobre questões da Previdência.
Nos anos seguintes outras categorias foram incluídas como Portuários e Marítimos, telégrafos e radiotelégrafos. Em 1931 os empregados concedidos ou explorados do Poder Público passaram a fazer parte da Previdência Social. Mas, em 1933, a Previdência Social ganhou âmbito nacional através da criação do Instituto de Pensões e Marítimos. O trabalhador rural passou a ter direitos previdenciários a partir da Lei nº 4.214 de 2 de março de 1963, onde criou o Fundo de Assistência ao trabalhador Rural.
Votuporanga
Neusa Maria Pereira Rodrigues é gerente da agência de Votu-poranga e está na unidade há 25 anos. Ela disse que na data serão oferecidos ao público um mimo, além de divulgação de todos os serviços prestados na agência local.
A gerente contou que a média de atendimento diário é de 350 pessoas, sendo que os serviços funcionam das 7h às 19h. Atualmente, 24 servidores trabalham na unidade.
Entre os serviços prestados, a maioria é o pedido de auxílio doença (benefício de incapacidade), sendo que 70% dos casos são concedidos.
Ela pede que qualquer pessoa que precise de atendimento ligue diretamente no 135, pois muitas dúvidas podem ser esclarecidas, sem necessidade de ir até a agência.