Até junho o local deve ficar pronto para abrigar órgãos públicos; comerciantes vão para a Galeria Central, na alameda Padre Edemur
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O prefeito Junior Marão aproveita o programa “Conversa com o Prefeito”, que vai ao ar hoje, às 7h, na Rádio Cidade, para falar da aquisição do antigo prédio do Mercadão, que vai abrigar o Poupatempo e outros órgãos públicos. Ele disse que a obra no local começa esta semana.
“Grande parte da população pensava que aquele prédio do Mercadão era público e não era. Sempre foi da iniciativa privada, tinha vários donos. Quando começamos a pensar em comprar o local, sabíamos das dificuldades, até pela quantidade de proprietários, que são quase 30. Desde o início do ano passado começamos as negociações, com o empenho de toda a equipe da Prefeitura, principalmente do Waldecy Bortoloti, nosso vice-prefeito, que tomou a frente. Conseguimos avançar muito a questão da compra e estamos com praticamente todo ele adquirido, apenas um proprietário não concordou com o preço que a Prefeitura tinha oferecido. Todos os outros que conversamos entenderam que a situação do prédio estava muito precária. Os investimentos que precisam ser feitos para recuperá-lo são muito altos”.
De acordo com o prefeito, o preço de venda do prédio é de praticamente pela área, já que o local em si precisa ser reconstruído. “A nossa determinação é que toda a questão da arquitetura seja preservada, porque é um prédio histórico, importante para a nossa cidade. Eu acredito que não existia melhor lugar em Votuporanga para abrigar uma grande conquista, que é o Poupatempo”, diz Marão.
O prefeito conta ainda que a empresa que vai fazer a revitalização já está definida e foi dada ordem de serviço na semana passada. “A expectativa é que esta semana comecem as obras da recuperação para que em pouco tempo, até junho, seja inaugurado este espaço tão importante para toda a região”.
O prefeito acredita que haverá acordo com o empresário que não quer deixar o Mercadão. “A Prefeitura entrou agora com processo de desapropriação. Estive pessoalmente conversando com ele, oferecendo o local que foi garantido para todos os outros proprietários, a Galeria Central, na alameda Padre Edemur, o espaço ficou maravilho, vai abrir entre o final deste mês e o início do próximo. Agora, a Prefeitura faz o depósito em juízo e vamos discutir o valor, mas assumimos a posse agora, porque precisamos fazer a obra em pouco tempo”.
Galeria Central
Os comerciantes do Mercadão vão para a Galeria Central, localizada na alameda padre Edemur. Lá também serão instalados outros estabelecimentos. A Prefeitura é parceira e foi aberta uma associação para gerenciar o local. “Eu não tenho dúvida que vai surpreender positivamente aquele espaço que estava abandonado desde que saiu de lá o teatro municipal. Estamos dando vida novamente ao prédio”, fala o prefeito.