Governo e instituições privadas oferecem diversas possibilidades de bolsas e descontos para quem deseja estudar mais
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Quem não quer ter uma qualificação em curso técnico ou de nível superior? Se há alguns anos o caminho para conseguir o tão almejado diploma era longo e cheio de dificuldades, hoje, as instituições de ensino oferecem inúmeras possibilidades de bolsas aos estudantes. Em Votuporanga, Colégio Comercial e Unifev (Centro Universitário de Votuporanga), garantem diversos caminhos para garantir ao estudante que ele conclua uma graduação. Escola da Família e Prouni somam mais de 200 oportunidades, sem contar todas as outras opções.
Além de tudo isso, o município conta com o IFSP (Instituto Federal do Estado de São Paulo) que oferece ensino técnico gratuito e, a partir deste ano, o curso de Engenharia Civil. Há ainda a ETEC (Escola Técnica Estadual), com mais 12 opções.
Unifev
A Unifev está oferecendo 2.860 novas vagas para 2014, distribuídas entre 37 diferentes graduações. Para ajudar o estudante, há 18 modalidades de bolsas e descontos, além de outras 22 parcerias administrativas.
Entre as bolsas há as Filantrópicas (Portador de Necessidade Especial, Unifev Melhor Idade e Auxílio Transporte - junto às associações de estudantes e Prefeituras da região) e as Governamentais (Escola da Família e ProUni).
No caso da Escola da Família, a quantidade de bolsas a ser liberada pelo Governo à instituição está para sair em breve. A estimativa é de, pelo menos, 200 novas bolsas. Para o ProUni há 41 novas vagas neste ano. O próximo vestibular da instituição acontece no domingo, dia 26 de janeiro.