Local

Mais de 800 pessoas estão com dengue na cidade

População deve ficar atenta aos sintomas da doença e tomar alguns cuidados; Secretaria intensifica ações de combate
publicado em 09/04/2014
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Controle de Ende-mias e Zoonoses (Secez), realizou, entre os dias 04 e 08 de abril, a intensificação do recolhimento de criadouros do mosquito da dengue. Agentes de vetor percorreram os bairros: Residencial Morini, Conjunto Habitacional José Nunes (CDHU), Parque Residencial Colinas, Jardim Canaã, João Albarelo, Pró-Povo, Cohab Cris, Jaboticabeiras, Pozzobon e Parque das Nações. Mais de 100 quadras foram visitadas e os materiais recolhidos estão sendo contabilizados. Neste ano, até o momento, 841 pessoas estão com a doença em Votuporanga. 
A Secretaria de Saúde continua orientando a população para o controle da doença no município, incluindo, o recolhimento dos criadouros existentes nos quintais, retirando a água acumulada após as chuvas, a fim de se evitar o surgimento de larvas e mosquitos do Aedes Aegypti.
A diretora da Atenção Básica do município, Vera Dorigão, alerta a população para o aumento de casos. “Os números são preocupantes. Os fluxos estão sendo readequados para o atendimento da demanda. É preciso que todos estejam atentos aos sinais, sintomas e complicações da doença”, destaca Vera.

 Outras Ações
A pulverização em residências já ocorre em todos os bairros da cidade. A equipe uniformizada do Secez vai até a casa para avisar ao morador sobre a pulverização e os cuidados que deverá ter no ato da aplicação, como: deixar portas, janelas e cortinas abertas; proteger alimentos, utensílios de cozinha, roupas, bebedouros e comedouros de animais, gaiolas, aquários; e retirar do local ou cobrir automóveis, carrinho de bebê, andador, entre outros.
 A Secretaria de Saúde mantém vínculo com as unidades promovendo capacitações sobre a doença com médicos, enfermeiros e agentes de saúde, a fim de facilitar o atendimento de usuários do sistema e envio de notificações de casos suspeitos, para que haja maior efetividade nas ações de bloqueio de criadouros e nebulização  no entorno dos casos positivos de dengue.
  • Susana Garcia, em 09/04/2014 às 08:41 diz:

    População deve ficar atenta aos sintomas da doença e tomar alguns cuidados; Secretaria intensifica ações de combate. Não é só a população fazer parte, a Prefeitura também tem de fazer sua parte. Cadê a prevenção diária nos bairros? Se não tiver uma boa prevenção, por parte da Secretaria ou Prefeitura, não adianta os moradores fazerem sua parte. No bairro que moro, não vi ninguém por parte da Prefeitura/Secretaria fazendo a pulverização, próximo ao (Centro de Convenções) Terrenos baldios. Susana

© 2025 - www.acidadevotuporanga.com.br - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por GD Virtual
carregando