A Santa Casa de Votuporanga recebeu no último sábado, dia 13, o curso de reanimação neonatal, com a presença de profissionais da Sociedade Brasileira de Pediatria. O treinamento reuniu médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais, que estão ligados ao suporte de recém-nascidos que necessitam do atendimento da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
O conteúdo foi ministrado por Marciali Gonçalves, neonatologista do Hospital de Base, de São José do Rio Preto. A profissional é instrutora certificada pela Sociedade Brasileira de Pediatria. No conteúdo, enfatizou os fatores que envolvem a reanimação dos bebês, envolvendo o histórico familiar, os equipamentos e o treinamento da equipe, também detalhou sobre as perguntas que devem ser feitas sobre o estado de saúde do bebê e o caminho entre o local do nascimento até a UTI Neonatal.
A responsável técnica da UTI Neo da Santa Casa, Lara Galvani Greghi, relata a importância do curso. “Esse treinamento ocorreu durante todo o dia, sendo no período da manhã a etapa teórica e durante a tarde, a prática. A capacitação é uma formação continuada aos profissionais da equipe especializada e multidiscipli-nar, que deve acontecer a cada dois anos, trazendo todas as informações possíveis sobre reanimação, que fazem a diferença diante da necessidade desse procedimento”, falou.
A UTI Neonatal da Santa Casa de Votuporanga já possui sete anos e conta com 10 leitos, atendendo uma média de 240 recém-nascidos anualmente.