Começou nesta semana a segunda etapa do encoleiramento de todos os cães do município
Elcio Sanchez Estevez Júnior
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O veterinário da Secretaria de Saúde, Elcio Sanchez Estevez Júnior, esteve na sessão da Câmara Municipal de segunda-feira para falar sobre leishmaniose. Ele utilizou a tribuna para ressaltar que 150 animais foram eutanasiados no município e tiveram o material recolhido aleatoriamente pelos pesquisadores do IAL (Instituto Adolfo Lutz) para análise. “Cem por cento deles estavam com a leishmania”, disse.
Élcio garantiu a eficácia dos exames do Adolfo Lutz. “Ainda sobre a fiscalização realizada pela Funed (Fundação Ezequiel Dias) em Minas Gerais, (referência nacional do Ministério da Saúde), o IAL de São Paulo teve 100% de acerto nas amostras analisadas”, esclareceu Élcio.
“O IAL é um laboratório de renome internacional, referência”, destacou. Entretanto, ele afirmou que resultado de leishmaniose ou qualquer doença de sorologia tem margem de erro, em torno de 4%.
O veterinário alertou que animais que não possuem sintomas da doença, transmitem mais leishmaniose do que os cachorros sintomáticos.
Segunda etapa de encoleiramento
Começou nesta semana a segunda etapa do encoleiramento de todos os cães do município para o controle da leishmaniose visceral canina. As coleiras repelentes à base de deltametrina 4% foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde por meio do projeto desenvolvido pelo próprio órgão federal, Secretaria Municipal de Saúde, IAL e Unifev.
Na segunda-feira, apenas 50 cães aproximadamente foram encoleirados. Na primeira etapa, a cada dia uma média de 300 a 400 cachorros recebiam os dispositivos. “A coleira é hoje a única medida eficaz que, comprova-damente, protege o animal da picada do mosquito palha, transmissor da leishmaniose”, explicou o veterinário.
Segue abaixo o cronograma e endereços dos postos de encoleiramento:
1º a 6 de setembro (Zona norte)
- Mini-hospital “Fortunata Germano Pozzobon”
- Ginásio Mário Covas
- Unidade de Saúde “Daniele Cristina Lamana” – Parque das Nações
- Antigo prédio da Unidade de Saúde “Dr. Martiniano Salgado” – Pró Povo
*Sábado, dia 6 de setembro, o encoleiramento será no Ginásio Mário Covas, das 8h às 12h.